sábado, 29 de março de 2025

Neste Mundo e no Outro

 

Neste Mundo e no Outro (A Matter of Life and Death, Inglaterra, 1946) – Nota 7,5
Direção – Michael Powell & Emeric Pressburger
Elenco – David Niven, Kim Hunter, Robert Coote, Roger Livesey, Raymond Massey, Richard Attenborough, Mairus Goring.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o piloto Peter Carter (David Niven) está sozinho em um bombardeiro prestes a cair. Pensando em se despedir da mãe e das irmãs, ele envia uma mensagem pelo rádio que é recebida pela oficial June (Kim Hunter), que se apaixona pelas palavras de Peter. Ao pular para a morte com um paraquedas, Peter acorda em uma praia sem saber como sobreviveu, até ser procurado por alguém que vive em um outro mundo. 

A dupla de diretores ingleses Michael Powell e Emeric Pressburger fizeram vários filmes juntos, com destaque para “Narciso Negro” e este “Neste Mundo e no Outro”. O grande acerto aqui é a criatividade, tanto nos cenários bem diferentes dos filmes da época, quanto os vários temas que o roteiro aborda. 

O filme começa como uma história de amor em meio a uma quase tragédia, pula para a questão da vida após a morte, segue para uma discussão sobre psiquiatria e neurologia, até o debate final que coloca no mesmo pote discussões sobre fé, religião e política com um embate entre Estados Unidos e Inglaterra. 

Vale citar o casal apaixonado vivido por David Niven, famoso por ótimos papéis nos anos cinquenta e sessenta e pela bela Kim Hunter, que ficaria marcada pela personagem da cientista Zira no clássico “O Planeta dos Macacos”.

Nenhum comentário: