Direção – Matias Gueilburt
Documentário
Em 2019, o coach argentino Leonardo Cositorto iniciou um projeto batizado como “Geração Zoe” na cidade de Villa Maria em Córdoba. O primeiro passo foi a captação de investimentos com a promessa de uma lucratividade muito acima do normal, junto com alguns outros serviços como cursos e viagens, além de bônus para quem indicasse novos investidores.
Com um talento natural para convencer o público e uma propaganda pesada, o negócio cresceu rapidamente com a criação de variados negócios como lanchonetes, uma loja de carros, farmácias e até a gestão do clube de futebol Deportivo Español. A mesma velocidade de crescimento foi a da queda, causando um prejuízo gigantesco para centenas de investidores em vários países da América Latina.
Este documentário detalha todo o processo desse sofisticado esquema de pirâmide através de depoimentos de diversas pessoas que foram vítimas, de autoridades, jornalistas e do próprio Cositorto que está preso esperando julgamento.
Seu vice-presidente na empresa também está preso. Ele se chama Max Batista, diz que não entendia do negócio e que era apenas uma espécie de apresentador das palestras de Cositorto. Ele cita algo interessante, que Cositorto estava criando um ecossistema de negócios com a marca Zoe.
O grande problema é que tudo fazia parte de uma grande fraude, inclusive a empresa de investimentos Zoe Broker na verdade enganava os clientes com simulações de negócios, tendo jamais investido no mercado real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário