sexta-feira, 6 de setembro de 2024

À Procura da Verdade & Olá, Mamãe!

 


À Procura da Verdade (In Search of America, EUA, 1971) – Nota 5
Direção – Paul Bogart
Elenco – Carl Betz, Vera Miles, Jeff Bridges, Ruth McDevitt, Kim Hunter, Sal Mineo, Michael Anderson Jr., Tyne Daly, Glynn Thurman.

O jovem de classe média Mike (Jeff Bridges) decide abandonar a universidade convencendo seus pais (Carl Betz e Vera Miles) e sua avó (Ruth McDevitt) a acompanhá-lo em uma viagem pelos EUA. Em um velho ônibus transformado trailer, eles iniciam a jornada até chegarem a uma comunidade hippie. 

Este longa produzido para a tv foca no contraste entre a vida de uma família comum com as escolhas de liberdade do movimento hippie. O grande problema é que narrativa além de ser irregular também envelheceu bastante. Os diálogos sobre diferenças chegam a ser ingênuos, assim como os dramas que não convencem. A curiosidade é a presença de um jovem Jeff Bridges como o protagonista em busca de um sentido na vida.

Olá, Mamãe! (Hi, Mom, EUA, 1970) – Nota 5
Direção – Brian De Palma
Elenco – Robert De Niro, Allen Garfield, Lara Parker, Charles Durning, Gerrit Graham, Paul Bartel.

John (Robert De Niro) é um veterano do Vietnã que tem o hábito de fotografar os vizinhos pela janela do seu apartamento e também filmar pessoas em situações bizarras e sexuais para tentar lucrar, porém termina participando de um grupo teatral de protesto. 

Este longa dirigido e protagonizado pelos então desconhecidos Brian De Palma e Robert De Niro tem os defeitos de muitos filmes produzidos na época. Influenciados pela liberdade sexual e a contracultura, vários diretores apostavam em produções independentes buscando algo diferente do que era produzido em Hollywood. O problema é que a maioria destes filmes eram quase experimentais, com personagens marginais e situações bizarras criadas para chocar. Visto hoje, fica claro que o filme envelheceu muito mal. 

Vale citar que Robert De Niro já mostrava talento para personagens fortes, enquanto o criativo Brian De Palma entrega como melhor sequência a do início do filme que é um a homenagem a “Janela Indiscreta” de Hitchcock.

Nenhum comentário: