terça-feira, 17 de setembro de 2024

A Batalha Bilionária: O Caso Google Earth

 


Batalha Bilionária: O Caso Google Earth (The Billion Dollar Code, Alemanha, 2021) – Nota 8
Direção – Robert Thalheim
Elenco – Mark Waschke, Misel Maticevic, Leonard Scheicher, Marius Arendt, Lavinia Wilson, Seumas Sargent, Lukas Loughran.

Em 1993, o destino faz o jovem estudante de artes Carsten Schluter (Leonard Scheicher) e o hacker Juri Muller (Maris Arendt) cruzarem seus caminhos e terem a ideia de desenvolver um programa para as pessoas poderem ver o mundo através do computador. 

A ideia se transforma em um projeto chamado “Terra Vision”, que a dupla apresenta em vários países e que chama a atenção de um famoso programador do Vale do Silício na Califórnia. Dez anos depois, o Google lança o “Google Earth”, com funcionamento idêntico ao programa dos alemães, que descobrem terem sido enganados. 

Esta minissérie alemã em quatro episódios detalha uma história real através de personagens fictícios e situações dramatizadas. O projeto da minissérie surgiu de uma conversa informal entre o diretor Robert Thalheim e seu então vizinho Joachim Sauter, um conhecido artista alemão que contou sua história da criação do “Terra Vision” com três parceiros e a forma como o projeto foi copiado levando a um processo judicial praticamente desconhecido pelo público.

Para evitar problemas legais, os quatro sócios foram transformados em dois personagens fictícios, assim como o vilão da história também teve seu nome trocado. Vale citar que a transcrição do julgamento real foi utilizada para as sequências na corte do episódio final. 

A série é muito interessante, tanto como drama jurídico, quanto para quem gosta de tecnologia e deseja entender um pouco como esta área funcionava e era vista pelas pessoas comuns nos anos noventa, nos primórdios da internet.

Nenhum comentário: