sexta-feira, 9 de agosto de 2019

No Olho do Furacão & Tempestade


No Olho do Furacão (The Hurricane Heist, EUA, 2018) – Nota 5
Direção – Rob Cohen
Elenco – Toby Kebbell, Maggie Grace, Ryan Kwanten, Ralph Ineson, Melissa Bolona, Ben Cross, James Cutler, Christian Contreras.

No dia em que um furacão está prestes a chegar em uma pequena cidade do Alabama, um grupo de assaltantes pretender roubar uma carga de notas antigas que seriam destruídas em uma instalação federal. Dois irmãos (Toby Kebbell e Ryan Kwanten) que estão afastados há algum tempo terminam se tornando alvos dos bandidos por estarem no local e na hora errada.

O diretor e roteirista Rob Cohen é um especialista em filmes de ação, porém seu último trabalho com alguma qualidade foi “Triplo X” em 2002. Este “No Olho do Furacão” tem uma premissa promissora. A questão de utilizar uma tragédia natural com pano de fundo em um roubo tinha tudo para render um bom filme, mas infelizmente pouca coisa se salva.

O roteiro é recheado de furos, os personagens são canastrões e os diálogos péssimos. Os efeitos especiais fracos que parecem saídos de um filme dos anos oitenta ou noventa é outro ponto negativo que enterra de vez a produção. É um longa para passar longe.

Tempestade (Hard Rain, EUA / Inglaterra / Dinamarca / França / Japão / Nova Zelândia / Alemanha / Austrália, 1998) – Nota 6,5
Direção – Mikael Salomon
Elenco – Christian Slater, Morgan Freeman, Randy Quaid, Minnie Driver, Edward Asner, Michael A. Goorjian, Dann Florek, Mark Rolston, Ricky Harris, Richard Dysart, Wayne Duvall, Ray Baker.

Tom (Christian Slater) e seu tio Charlie (Edward Asner) estão transportando três milhões de dólares em um carro forte durante uma chuva torrencial. O veículo termina preso em uma pequena cidade que já foi praticamente evacuada. Os que os guardas não sabem é que uma quadrilha liderada por Jim (Morgan Freeman) pretende se aproveitar da situação para roubar o dinheiro. 

Este longa segue a cartilha dos filmes policiais de ação de forma competente ao explorar a chuva e as ruas inundadas para criar sequências de violência. Não espere grandes surpresas, mesmo as reviravoltas que surgem são comuns ao gênero, sempre colocando a ganância em primeiro lugar. 

Na época Christian Slater ainda tentava se manter como astro, enquanto Morgan Freeman e o sumido Randy Quaid parecem se divertir em papéis de canalhas.  

É um longa típico dos anos noventa, com roteiro requentado, falhas, mas que prende a atenção do início ao fim.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

"No olho do furacão" está em cartão na NET mas, ainda não vi.

"Tempestade" tem uma boa possibilidade de ser bom filme com bons atores e um enredo com história possível.

Hugo disse...

Liliane - Apesar de ser mais antigo, "Tempestade" é melhor.

Luli Ap. disse...

Fiquei curiosa com Tempestade levo a indicação.
No olho do furacão realmente os diálogos são bem fraquinhos e as cenas de ação estranhas.
Acho tão engraçado esses filmes que acham que notas que vão ser descartadas (menos aqui né onde tem cada nota circulando que só falta rasgar na mão) não são necessariamente roubadas.
Ué roubo é roubo.
Agora a parte do xerife me surpreendeu não imaginei em nenhum momento que ele era do mal rsrs

Hugo disse...

Luli - Tempestade é interessante, mesmo com as falhas. No Olho do Furacão tem uma premissa legal, mas o desenvolvimento é bem fraco.

Bjs