sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Inferno Vermelho & Missão Secreta


Inferno Vermelho (Red Heat, EUA, 1988) – Nota 7
Direção – Walter Hill
Elenco – Arnold Schwarzenegger, James Belushi, Peter Boyle, Ed O'Ross, Laurence Fishburne, Gina Gershon, Richard Bright, Brent Jennings, Pruitt Taylor Vince, Brion James, Peter Jason.

Após um confronto com a polícia em Moscou, um traficante soviético (Ed O’Ross) deixa um rastro de mortos e foge de seu país chegando a Chicago, onde termina preso. O governo soviético envia o sisudo policial Ivan Danko (Arnold Schwarzenegger) para escoltar o sujeito de volta para seu país, porém o traficante consegue escapar. Danko é autorizado a participar da investigação, porém terá de seguir o detetive falastrão Art Ridzik (James Belushi). 

O diretor Walter Hill tem um carreira praticamente toda voltada para filmes de ação ou policiais, alguns com toques de humor como “48 Horas I e II” que tinham como protagonistas a dupla engraçada vivida por Eddie Murphy e Nick Nolte. 

Aqui a premissa é semelhante ao reunir uma dupla de policiais com temperamentos opostos. Esta situação gera alguns diálogos divertidos que exploram as diferenças, inclusive culturais. As cenas de ação também são competentes, outra especialidade do diretor. 

A história não tem surpresas, o que vale aqui é curtir as cenas de ação com pitadas de comédia que funcionam muito bem.

Missão Secreta (Gongjo, Coreia do Sul, 2017) – Nota 6,5
Direção – Seong Hoon Kim
Elenco – Hyun Bin, Hae Jin Yoo, Ju Hyuk Kim, Young Nam Jang, Yoona.

Um oficial norte-coreano (Ju Hyuk Kim) lidera um golpe e rouba placas utilizadas pelo governo do seu país para falsificar dinheiro. Durante o roubo, o sujeito mata vários soldados e a esposa de outro oficial, Lim Cheol Ryung (Hyun Bin), que sobrevive. O rebelde foge para a Coreia do Sul com o objetivo de negociar as placas com a máfia chinesa. 

Lim Cheol é enviado junto com uma comitiva diplomática para a Coreia do Sul, porém com a missão secreta de reaver as placas. Ele é obrigado a trabalhar com o confuso policial sul-coreano Kang Jin Tae (Hae Jin Yoo). 

Esta produção sul-coreano segue a fórmula hollywoodiana dos filmes policiais, unindo personagens opostos com o mesmo objetivo, porém se tratando como inimigos a princípio. O roteiro não apresenta surpresas, até utilizando uma reviravolta um pouco forçada para criar uma sequência final explosiva. Por sinal, as sequências de ação e perseguição são competentes, fato comum no cinema sul-coreano. 

O resultado é um bom filme, porém abaixo na comparação com os melhores longas daquele país.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Faz tempo que não vejo nada com James Belushi!
Vou anotar.

Fiquei curiosa com Missão Secreta apesar de vc dizer que está abaixo na comparação com outros filmes sul coreanos, gosto da sequência de ação que eles produzem são sensa.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - O filme americano é um bom divertimento para quem gosta do gênero. O sul-coreano é um pouco mais complexo e ao mesmo tempo mais irregular também.

Bjs