quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Hipócrates

Hipócrates (Hippocrate, França, 2014) – Nota 7,5
Direção – Thomas Lilti
Elenco – Vincent Lacoste, Reda Kateb, Marianne Denicourt, Jacques Gamblin.

Benjamin (Vincent Lacoste) é um jovem médico recém-formado que começa a trabalhar como residente em um hospital em que seu pai (Jacques Gamblin) é um dos diretores. 

Sua confiança inicial em realizar um bom trabalho aos poucos diminui ao enfrentar obstáculos como falta de equipamentos e limitações de orçamento. 

O jovem também inicia uma complicada relação profissional com o médico Abdel (Reda Kateb), um argelino que é obrigado a trabalhar como residente por não ter seu diploma validado pelo governo francês. 

Este interessante drama francês acerta ao detalhar os problemas enfrentados pelos médicos em uma hospital público de uma forma realista, pelo menos até os quinze minutos finais quando o roteiro prefere seguir uma linha menos amarga, talvez para agradar ao espectador médio. 

Alguns temas polêmicos são abordados, como as condições precárias do hospital por causa da política de orçamento criada por um burocrata que não está nem aí com os pacientes, a falta de humanidade em alguns tratamentos e as mentiras contadas pelos médicos aos familiares para encobrir seus próprios erros. 

O personagem de Reda Kateb é o médico humanista que entra em conflito com os superiores que colocam o dinheiro e a questão política acima do bem estar dos pacientes. 

Analisando a fundo, chega a ser assustador saber como funciona o sistema de saúde pela visão do médico.

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Deve ser mesmo assustador pensar como são os trâmites por trás do funcionamento do sistema de saúde, especialmente para as pessoas com menor poder aquisitivo e em locais mais afastados.
Assustador, triste e mais atual do que nunca.
Levo a indicação.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Marília Tasso disse...

Ótimo filme, retrata muito bem os bastidores de um hospital.

Hugo disse...

Luli - E no sistema de saúde público a situação é ainda pior.

Marília - Filme bastante realista.

Bjs