domingo, 19 de agosto de 2018

O Melhor Jogo da História

O Melhor Jogo da História (The Greatest Game Ever Played, EUA / Canadá, 2005) – Nota 7,5
Direção – Bill Paxton
Elenco – Shia LaBeouf, Stephen Dillane, Peter Firth, Josh Flitter, Peyton List, Luke Askew, Elias Koteas, Marnie McPhail, Len Cariou, Stephen Marcus.

Brookline, Boston, início do século passado. Francis Ouimet (Shia LaBeouf) é um jovem de família pobre que para ganhar alguns trocados trabalha como caddy no campo de golfe que fica em frente sua casa. 

Proibido de utilizar o campo, Francis é ajudado por seu chefe (Luke Askew) que vê um grande talento no jovem. Vários obstáculos atrapalharam o que seria o início da carreira de Francis, incluindo a oposição de seu pai (Elias Koteas), até que em 1913 surge a oportunidade de participar do Torneio de Golfe Aberto dos Estados Unidos, em que enfrentaria golfistas profissionais, entre eles seus ídolo, o inglês Harry Vardon (Stephen Dillane). 

Este longa baseado na sensacional história real do golfista Francis Ouimet é uma adaptação do livro de Mark Frost, escritor e roteirista conhecido pela série “Twin Peaks”. Não é necessário entender ou gostar de golfe, o roteiro detalha uma história de superação que vai além do esporte. Francis sofre com o preconceito social, pois o golfe era e ainda é um esporte para ricos, além de precisar lidar com suas próprias emoções. 

Além do protagonista vivido por Shia LaBeouf, vale destacar Stephen Dillane como o campeão de golfe que demonstra muitas semelhanças com o jovem e a participação extremamente simpática do garoto Josh Flitter como o caddy de Ouimet. Por mais que pareça mentira, Ouimet não tinha como pagar um caddie e por isso utilizou o então garoto Eddie Lowery de apenas dez anos. Ouimet e Lowery se tornaram amigos pela vida inteira. 

Vale citar ainda a direção do falecido ator Bill Paxton. Ele conseguiu criar suspense nas sequências das tacadas de uma forma inusitada. Paxton deixou apenas dois filmes como diretor, porém que valem ser vistos. Este que comento aqui e o ótimo suspense “A Mão do Diabo”

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que vou encontrar esse filme no YouTube.
Vi agora o trailer.
Filme de 2005.
Shia LaBeouf estava com uns 20 anos.
Não gosto de filmes de jogos que não entendo.
Esse tem uma história real.

Hugo disse...

Liliane - Além da história ser bem legal, as cenas de jogos também prendem a atenção pela forma inusitada de como foram filmadas.

Luli Ap. disse...

Gosto de filmes com a temática esporte e fiquei curiosa com esse que não precisa gostar ou entender de golfe para assistir.
A temática superação sempre cria empatia e torcida.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - A temática e a narrativa superam a questão do golfe, o foco principal é a luta do protagonista em vencer.

Bjs