terça-feira, 31 de outubro de 2017

Faces da Verdade

Faces da Verdade (Nothing But the Truth, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Rod Lurie
Elenco – Kate Beckinsale, Matt Dillon, Alan Alda, Vera Farmiga, Angela Bassett, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Noah Wyle.

O presidente americano sofre uma tentativa de assassinato e pouco tempo depois o país acusa a Venezuela de estar por trás do atentado. 

Alguns meses depois, a jornalista Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) escreve uma reportagem divulgando o nome de uma agente da CIA (Vera Farmiga) que havia viajado para Venezuela e não encontrado prova alguma da participação do país no atentado ao presidente. 

A divulgação da matéria transforma as vidas de Rachel e da agente em um inferno. Um promotor especial do governo (Matt Dillon) pressiona Rachel para divulgar sua fonte, que para o governo seria um traidor. Mesmo ameaçada de ir para cadeia, a jornalista decide enfrentar o promotor. 

Baseado livremente no caso da jornalista Judith Miller, que em 2005 foi pressionada para entregar a fonte que teria informado que a invasão ao Iraque foi apoiada em mentiras sobre a posse de armas químicas, este interessante longa vai além do tema da ética jornalística. 

O complexo roteiro explora também o emaranhado jurídico de casos que podem ser enquadrados como ameaça a soberania nacional baseados em leis que foram criadas após os ataques de 11 de Setembro. Processos especiais que tratam os acusados como culpados antes do julgamento se tornaram armas do governo para pressionar até mesmo inocentes. 

Kate Beckinsale entrega uma boa interpretação como a jornalista motivada e fiel aos seus princípios, enquanto Matt Dillon encarna a pior face do Estado. Ele é um promotor ambicioso, arrogante e cruel. 

O resultado é um longa que faz pensar sobre jornalismo, justiça e poder do Estado.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece muito bom e tem um bom elenco, Hugo.
Quem sabe consigo vê.

Assisti Albert Nobbis com Glenn Close e achei muito interessante.
E um filme chinês de 1999 -Um caminho para casa.

Hugo disse...

Liliane - Estes dois filmes que vc citou eu não assisti.