quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Poder Paranormal

Poder Paranormal (Red Lights, Espanha / EUA, 2012) – Nota 6,5
Direção – Rodrigo Cortés
Elenco – Cillian Murphy, Sigourney Weaver, Robert De Niro, Toby Jones, Joely Richardson, Elizabeth Olsen, Craig Roberts, Leonardo Sbaraglia.

Margareth Matheson (Sigourney Weaver) é uma professora universitária especializada em desmascarar falsos paranormais. Seu braço-direito é o físico Tom Buckley (Cillian Murphy). 

Quando o famoso paranormal Simon Silver (Robert De Niro) decide voltar a se apresentar após trinta anos afastado dos holofotes, causando um enorme barulho na mídia, Buckley pressiona Margareth para juntos investigarem o sujeito, que eles acreditam ser um tremendo picareta. Margareth fica apreensiva por ter entrado em conflito com o paranormal no passado. 

Este razoável suspense com pitadas de drama apresenta uma premissa extremamente interessante. A ideia de questionar a veracidade da paranormalidade é por si só material para render um bom filme. Infelizmente o diretor espanhol Rodrigo Cortés se enrola na narrativa e na falta de explicação para algumas situações que são jogadas na tela. A reviravolta final não chega a ser uma grande surpresa, mas também não compromete, o problema está no desenvolvimento da trama. 

O intrigante personagem de Robert De Niro também poderia ser melhor trabalhado. Como comparação, o argentino Leonardo Sbaraglia é mais marcante ao interpretar um estridente e desonesto paranormal em apenas duas sequências. 

O resultado é um filme esquecível, que desperdiça uma ótima premissa.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O tema para mim não é interessante.
Mas sua resenha, encanta.
Sinto falta mas sei que muitas pessoas não gostam é de saber o final do filme.
É vigarice ou não.

Hugo disse...

Liliane - Como a maioria das pessoas não gosta de saber o final antes de assistir, eu procuro apenas citar detalhes da trama.