sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

JFK - A História Não Contada

JFK – A História Não Contada (Parkland, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Peter Landesman
Elenco – Paul Giamatti, James Badge Dale, Billy Bob Thornton, Ron Livingston, Marcia Gay Harden, Colin Hanks, Zac Efron, David Harbour, Jason Douglas, Tom Welling, Gil Bellows, Mark Duplass, Kat Steffens, Jackie Earle Haley, Glenn Morshower, Jeremy Strong, Rory Cochanre.

O roteiro escrito pelo diretor Peter Landesman é baseado em um livro que descreve as consequências do assassinato de John F. Kennedy para várias pessoas que estavam ao redor do ocorrido, além de situações de “bastidores”. 

Vemos o desespero dos homens do serviço secreto que fazem de tudo para salvar o presidente e o medo de que o crime fosse parte de uma ataque maior, algo que não ocorreu. A câmera segue também a tentativa da equipe médica do hospital Parkland (Colin Hanks, Zach Efron e Marcia Gay Harden) em manter Kennedy vivo. 

É mostrada também a crise que ocorre no escritório do FBI em Dallas, quando descobrem que um agente (Ron Livingston) estava investigando Lee Harvey Oswald, mas não acreditava que o sujeito pudesse ser perigoso. 

O roteiro explora ainda outras duas narrativas. A tristeza do empresário Abraham Zapruder (Paul Giamatti) por ter filmado o assassinato e a frieza de Robert Oswald (James Badge Dale), irmão de Lee Harvey, que tenta lidar com a situação da uma forma digna, mesmo sabendo que sua família seria praticamente amaldiçoada. Por sinal, a cena do funeral de Lee Harvey é de uma tristeza impar. 

A proposta do longa é extremamente interessante, deixando claro que o assassinato mexeu diretamente com a vida de muitas pessoas que foram testemunhas do ocorrido. E como é normal em todos os filmes sobre o tema, sempre fica a dúvida se Lee Harvey agiu sozinho ou ainda se ele foi realmente o assassino. 

4 comentários:

Bússola do Terror disse...

Oi!
Passando pra desejar um feliz 2017!
Tudo de bom!

Hugo disse...

Léo - Um ótimo 2017 para você tb!

Abraço

Liliane de Paula disse...

Não lembro se vi esse filme.
Do jeito que vc resenha, acho que não.
Mas ainda está em tempo se tiver tempo.

Hugo disse...

Liliane - A história é bem interessante, por mostrar o lado desconhecido das consequências do assassinato de Kennedy.