terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Assassinato Sob Duas Bandeiras & Entre o Dever e a Amizade


Assassinato Sob Duas Bandeiras (A Show of Force, EUA, 1990) – Nota 5
Direção – Bruno Barreto
Elenco – Amy Irving, Andy Garcia, Lou Diamond Phillips, Robert Duvall, Kevin Spacey, Erik Estrada, Juan Fernandez, Lupe Ontiveros.

Por muitos anos, Bruno Barreto foi o grande recordista de público da história do cinema brasileiro com “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. O filme o transformou em grande cineasta para crítica e público, porém analisando sua carreira com uma boa vontade, ela pode ser considerada no máximo mediana, nada mais que isso. Isso fica claro nos fracos trabalhos filmados nos Estados Unidos, mercado que ele conseguiu entrar também por se casar com a atriz Amy Irving, que por sinal protagonizou este longa. 

O filme é baseado livremente numa história real e se passa em Porto Rico no ano de 1978. No dia em que o país comemorava o aniversário da constituição, dois ativistas a favor da independência são mortos por policiais como se fossem terroristas. Um terceiro membro do grupo (Lou Diamond Phillips) sobrevive por ser um espião do governo. A história mal contada é investigada pela repórter Kate Melendez (Amy Irving), que aos poucos descobre uma conspiração acobertada pelo governo e com participação do FBI. 

Por mais que a premissa seja promissora, o desenvolvimento é constrangedor. O uso de flashbacks em vários momentos para explicar o que realmente ocorreu durante o crime é quase amador. A interpretação de Amy Irving é muito fraca, em momento algum ela convence como repórter investigativa. Para piorar, bons atores como Andy Garcia, Robert Duvall e Kevin Spacey são muito mal aproveitados. 

Como curiosidade, um dos produtores deste filme é o veterano Raymond Chow, dono da Golden Harvest, empresa de Hong Kong especializada em filmes de Kung Fu e que foi responsável por lançar mundialmente os trabalhos de Bruce Lee e de Jackie Chan no início de carreira.

Entre o Dever e a Amizade (One Tough Cop, EUA, 1998) -  Nota 5,5
Direção – Bruno Barreto
Elenco – Stephen Baldwin, Chris Penn, Gina Gershon, Michael McGlone, Paul Guilfoyle, Paul Calderon, Luis Guzman, Amy Irving, Michael Rispoli.

Bo Dietl (Stephen Baldwin) é um policial que cresceu em meio a bandidos em um bairro pobre de Nova York. Enquanto ele seguiu a carreira de policial, seu melhor amigo Richie (Michael McGlone) se juntou a Máfia. 

Quando uma freira é encontrada estuprada e morta, Bo e seu parceiro Duke (o falecido Chris Penn) ficam encarregados da investigação. Logo, Bo precisará decidir entre manter a lealdade ao amigo mafioso ou seguir a lei. 

Esta foi mais uma tentativa frustrada de Bruno Barreto emplacar um sucesso americano. A interessante trama baseada em um livro autobiográfico do ex-policial Bo Dietl é desperdiçada no uso excessivo de clichês dos filmes policiais e na fracas interpretações do elenco cheio de canastrões. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Que pena desperdiçar tão bons atores.
Não entendo de direção e o que me encanta são as histórias, as locações.

Hugo disse...

Liliane - São vários fatores que influenciam no resultado de um filme. O diretor é uma parte disso, talvez a mais importante. Ele tem a responsabilidade principal da organização.