terça-feira, 27 de dezembro de 2016

13º Distrito

13º Distrito (Brick Mansions, França / Canadá, 2014) – Nota 6
Direção – Camille Delamarre
Elenco – Paul Walker, David Belle, RZA, Gouchy Boy, Catalina Denis, Ayisha Issa, Carlo Rota, Robert Maillet, Bruce Ramsay.

Em 2018, uma região pobre e violenta de Detroit conhecida como Brick Mansions é separada da cidade por um enorme muro. O prefeito deseja demolir o local para lucrar com construções modernas. 

A situação fica complicada quando a gangue liderada por Tremaine (RZA) rouba um artefato nuclear e o ativa por acaso. Para desativar a bomba, é enviado o policial Damien Collier (Paul Walker), que deseja se vingar de Tremaine por causa da morte de seu pai. Damien termina por se unir a Lino (David Belle), que teve a namorada (Catalina Denis) sequestrada pelo traficante. 

Este acelerado e descerebrado longa de ação é uma refilmagem de uma produção francesa de 2004, que por sinal teve uma sequência em 2009. Os dois filmes e esta refilmagem tem roteiro e produção de Luc Besson. 

O ponto principal do filme são as cenas de ação recheadas de lutas e tiros e as sequências em que o ator e dublê francês David Belle mostra sua habilidade no estilo conhecido como Parkour. Ele sobe em muros, escala paredes, pula sobre carros e corre pelos telhados. O falecido Paul Walker até que se sai bem como parceiro do sujeito. 

O ideal é deixar de lado a trama, que plagia em parte a premissa do clássico “Fuga de Nova York” e se divertir com os absurdos.

5 comentários:

Pedrita disse...

jurava que tinha visto, mas não. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Como Pedrita, pensei que tinha visto.
Mas o 13o Distrito que vi não tinha Paul Walker.

Hugo disse...

Pedrita e Liliane - O filme que vocês pensaram deve ser "Assalto ao 13º DP" com Ethan Hawke.

Eu já escrevi sobre este filme e o original dos anos setenta.

http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com.br/2012/11/assalto-ao-13-dp-1976-2005.html

Amanda Aouad disse...

É, o filme vale pelas cenas de Parkour. Acho o filme francês mais instigante, ainda que também não seja uma obra-prima. Mas a cena inicial é sensacional.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Não assisti ao original para comparar.

Bjos