Traffic
(Traffic, EUA / Alemanha, 2000) – Nota 8
Direção
– Steven Soderbergh
Elenco
– Michael Douglas, Catherine Zeta Jones, Benício Del Toro, Don Cheadle, Dennis
Quaid, Luis Guzman, Steven Bauer, Erika Christensen, Topher Grace, Jacob
Vargas, Clifton Collins Jr, Miguel Ferrer, Amy Irving, Peter Riegert, James
Brolin, Benjamin Bratt, Tomas Milian, Albert Finney.
Três
histórias principais e diversos personagens tem seus destinos cruzados pelo
tráfico. O juiz Robert Wakefield (Michael Douglas) é indicado para ser o líder
do governo americano no combate às drogas, sem saber que sua filha (Erika
Christensen) está viciada em crack.
Em San Diego, um dupla de agentes do DEA (Don Cheadle e Luis Guzman) trabalha em um caso com o objetivo de prender o traficante Carlos Ayala (Steven Bauer), que é o representante do Cartel de Tijuana nos EUA. Sua fútil esposa Helena (Catherine Zeta Jones) leva uma vida de luxo sem saber de onde vem o dinheiro do marido.
A terceira história se passa em Tijuana, onde dois policiais mexicanos (Benício Del Toro e Jacob Vargas) se envolvem com o General Salazar (Tomas Milian), que diz lutar contra o tráfico, mas que esconde seus verdadeiros interesses.
Em San Diego, um dupla de agentes do DEA (Don Cheadle e Luis Guzman) trabalha em um caso com o objetivo de prender o traficante Carlos Ayala (Steven Bauer), que é o representante do Cartel de Tijuana nos EUA. Sua fútil esposa Helena (Catherine Zeta Jones) leva uma vida de luxo sem saber de onde vem o dinheiro do marido.
A terceira história se passa em Tijuana, onde dois policiais mexicanos (Benício Del Toro e Jacob Vargas) se envolvem com o General Salazar (Tomas Milian), que diz lutar contra o tráfico, mas que esconde seus verdadeiros interesses.
Este complexo painel do
tráfico de drogas entre México e Estados Unidos é na minha opinião o melhor
filme do diretor Steven Soderbergh. Com uma parte técnica perfeita que utiliza
cores de fotografia diferentes para cada história e uma narrativa muito bem
intercalada apesar dos vários personagens que passam pela tela, o longa
prende a atenção do início ao fim.
Vale citar que a história é uma versão de
uma minissérie inglesa produzida em 1989 com seis episódios.
Traffic (Traffic, EUA, 2004) – Nota 6,5
Direção – Stephen Hopkins & Eric Bross
Elenco – Cliff Curtis, Elias Koteas, Martin Donovan, Mary
McCormack, Balthazar Getty, Ritchie Coster, Nelson Lee, Tony Musante, Justin
Chatwyn, Eden Roundtree, Brian George.
Vários personagens tem o destino ligado por ações em Seattle
e no Afeganistão. Em solo americano, um imigrante checheno (Cliff Curtis) fica
obcecado em descobrir o que aconteceu com esposa e filha que viajavam
clandestinamente em um navio que naufragou próximo a Seattle.
Na mesma cidade, um jovem recém formado (Balthazar Getty) descobre que o pai (Tony Musante) utiliza sua empresa de importação para fazer negócios com um mafioso chinês (Nelson Lee).
A terceira trama se passa no Afeganistão, onde um agente de CIA (Elias Koteas) aparentemente abandona tudo para se juntar a um contrabandista local (Ritchie Coster) em busca de uma carga de ópio. Enquanto isso, sua esposa (Mary McCormack) sofre para cuidar do filho adolescente (Justin Chatwin).
Na mesma cidade, um jovem recém formado (Balthazar Getty) descobre que o pai (Tony Musante) utiliza sua empresa de importação para fazer negócios com um mafioso chinês (Nelson Lee).
A terceira trama se passa no Afeganistão, onde um agente de CIA (Elias Koteas) aparentemente abandona tudo para se juntar a um contrabandista local (Ritchie Coster) em busca de uma carga de ópio. Enquanto isso, sua esposa (Mary McCormack) sofre para cuidar do filho adolescente (Justin Chatwin).
Esta
minissérie em três episódios de uma hora e meia cada, mistura a premissa do
longa “Traffic” de Steven Soderbergh, com o medo que se espalhou nos americanos
nos anos seguintes aos atentados de 11 de Setembro.
Assim como o filme de Soderbergh, os personagens aqui tem suas vidas complicadas por causa do tráfico, seja de drogas ou de pessoas. O roteiro tenta fazer uma crítica a esta situação e a facilidade com que este comércio ilegal consegue funcionar.
A narrativa falha por ser muito entrecortada, as histórias são intercaladas com rapidez e as vezes cortadas abruptamente. O final das histórias também é simplista, deixando a sensação de que faltou algo.
Assim como o filme de Soderbergh, os personagens aqui tem suas vidas complicadas por causa do tráfico, seja de drogas ou de pessoas. O roteiro tenta fazer uma crítica a esta situação e a facilidade com que este comércio ilegal consegue funcionar.
A narrativa falha por ser muito entrecortada, as histórias são intercaladas com rapidez e as vezes cortadas abruptamente. O final das histórias também é simplista, deixando a sensação de que faltou algo.
2 comentários:
Detestei esse filme.
Mas pelo tema abordado.
Liliane - O tema é forte mesmo.
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