quinta-feira, 16 de junho de 2016

Calvário

Calvário (Calvary, Irlanda / Inglaterra, 2014) – Nota 8
Direção – John Michael McDonagh
Elenco – Brendan Gleeson, Kelly Reilly, Chris O’Dowd, Aidan Gillen, Dylan Moran, Isaach De Bankolé, M. Emmet Walsh, Marie Josée Croze, Domhnall Gleeson. David Wilmot, Orla O’Rourke.

Numa pequena cidade litorânea na Irlanda, o Padre James (Brendan Gleeson) é ameaçado de morte durante uma confissão. O sujeito que o ameaça diz que sofreu abusos de um padre quando era criança e que para chamar a atenção das pessoas sobre o problema, decidiu assassinar um padre honesto. O crime é prometido para o próximo domingo. Durante uma semana, Padre James tentará levar uma vida normal à espera do confronto no domingo, mas antes terá de enfrentar também os problemas do dia a dia da comunidade. 

Este ótimo drama dirigido e escrito pelo quase desconhecido John Michael Donagh foca em desmistificar a vida de padre, deixando de lado os clichês sobre missas, sermões e fé, para mostrar que por trás das batina existe um homem com virtudes e defeitos como qualquer outro, que também age e reage de acordo com a interação com as pessoas ao seu redor. 

O roteiro ainda toca em temas espinhosos para a Igreja Católica, como o adultério, o suicídio, a questão das doações financeiras e a pedofilia, fato que transformou todo padre em suspeito aos olhos de muitas pessoas. 

A atuação contida de Brendan Gleeson é outro ponto alto. O veterano ator irlandês, que é especialista em papéis de durão, aqui interpreta um personagem complexo e forte, que fora casado antes de ser tornar padre e inclusive precisa lidar com sua filha vivida por Kelly Reilly. 

É um pequeno grande filme que faz o espectador pensar sobre religião e sobre o papel dos padres nos dias atuais.

3 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é incrível e muito atual. comentei sobre ele aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2016/01/calvario.html

Liliane de Paula disse...

Anotei aqui, Hugo, numa lista que vc me mandou.
Parece interessante e vc deu nota 8, uma raridade.
Naquela lista vi que tem naquele OldFlix(mandei para vc)e que vou me associar.

Hugo disse...

Pedrita - Foi uma ótima surpresa.

Liliane - OldFlix é uma boa sacada do criador, vi que tem muitas filmes legais no acervo.