segunda-feira, 13 de junho de 2016

A Testemunha Ocular

A Testemunha Ocular (The Public Eye, EUA, 1992) – Nota 7
Direção – Howard Franklin
Elenco – Joe Pesci, Barbara Hershey, Stanley Tucci, Jared Harris, Jerry Adler, Bob Gunton, Dominic Chianese, Richard Riehle, Richard Schiff.

Nova York, anos quarenta. Leon Bernstein (Joe Pesci) é um fotógrafo freelance especializado em retratar crimes e tragédias. Ele sonha publicar um livro com suas fotos, mas é sempre recusado pelo teor cru do material. 

Ao ser procurado por uma viúva (Barbara Hershey) que comanda um badalado clube noturno e que deseja espionar seu sócio, Leon se envolve numa perigosa trama que inclui uma disputa entre dois grupos mafiosos rivais, além de investigações da polícia e do FBI. 

O diretor e roteirista Howard Franklin dirigiu apenas três filmes. Além deste que comento, ele comandou dois longas com Bill Murray. O ótimo “Não Tenho Troco” e uma comédia chamada “Uma Herança da Pesada”, filme que não assisti. Aqui, Franklin consegue recriar o clima da Nova York da época através da reconstituição das ruas, dos automóveis e do figurino, incluindo uma enorme máquina fotográfica que o personagem de Joe Pesci carrega por todo filme. 

A trama sobre o submundo da cidade remete aos antigos filmes noir, inclusive no impossível envolvimento entre o anti-herói e a bela dona do clube. O personagem de Pesci é aparentemente insensível por tentar fotografar crimes a todo custo, ao mesmo tempo em que demonstra carinho pelas pessoas captadas por sua câmera, além da sofrer com uma vida solitária. 

É um filme praticamente esquecido, que esconde a complexidade dos personagens e da história numa falsa comédia policial.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse não vi.
Vi um filme com nome parecido.
Era uma criança que presenciava um assassinato.

Hugo disse...

Liliane - O filme que você cita é o ótimo "A Testemunha" com Harrison Ford. É um dos grandes filmes dos anos oitenta.