domingo, 5 de junho de 2016

118 Dias

118 Dias (Rosewater, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Jon Stewart
Elenco – Gael Garcia Bernal, Kim Bodnia, Dimitri Leonidas, Haluk Bilginer, Shohreh Aghdashloo, Golshifteh Farahani, Claire Foy, Amir El Masry, Nasser Faris.

Em junho de 2009, o jornalista iraniano radicado nos Estados Unidos Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal) viaja até seu país natal para acompanhar a eleição presidencial como correspondente da revista Newsweek. 

Após entrevistar pessoas ligadas aos dois lados dos candidatos e perceber que a eleição provavelmente foi fraudada, Maziar decide ficar mais alguns dias no país para noticiar os protestos da oposição. Sua presença incomoda o governo iraniano que o detém acusando de espionagem. Por quatro meses o jornalista é pressionado e torturado para confessar ser um espião. 

Baseado numa história real, este longa marca a estreia na direção do apresentador de tv Jon Stewart, que em seu programa é crítico ferrenho das mazelas políticas, inclusive do governo americano. 

A absurda história de Maziar é exemplo de como as ditaduras tentam controlar o povo e a mídia através de mentiras oficiais e violência. 

Apesar da história ser forte, o filme peca pela narrativa irregular, acredito que uns quinze minutos a menos deixaria o longa menos cansativo. As cenas de tortura psicológica são um pouco repetitivas. 

É um filme que vale a sessão apenas para quem tem curiosidade sobre o tema.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Só conheço o Gael Garcia.
Não teria interesse no filme

Hugo disse...

Liliane - É uma tema muito específico que agrada poucas pessoas.