No (No, Chile / EUA / França / México, 2012) – Nota 7,5
Direção – Pablo Larrain
Elenco – Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro, Luis Gnecco, Néstor
Cantillana, Antonia Zegers, Pascal Montero.
Em 1988, o Chile completava quinze anos da violenta ditadura
do general Augusto Pinochet. Com as mudanças que ocorriam no mundo,
principalmente com a queda das ditaduras na América Latina, a comunidade
internacional pressionava o governo chileno para promover eleições e exigia a
liberdade de expressão da mídia e do povo.
Para tentar se manter no poder e
legitimar seu governo, Pinochet promoveu um plebiscito onde o “Sim” significava
manter a constituição da forma que estava e por consequência ficar no poder por
mais alguns anos. Enquanto o “Não” mostraria que o povo queria mudanças na
constituição e nas eleições, o que enfraqueceria seu governo.
Este longa do
chileno Pablo Larrain mostra com detalhes os bastidores das campanhas
publicitárias do governo (sim) e da oposição (não) misturando imagens reais da
época, com a reconstituição dos acontecimentos e dos personagens envolvidos.
O personagem principal
é o publicitário René Saavedra (Gael Garcia Bernal), filho de um político
assassinado pelo regime de Pinochet, ele viveu muitos anos no exílio e ao
voltar para o país já adulto, conseguiu trabalho com Lucho Guzman (Alfredo
Castro). René é convidado pelo político de oposição José Tomás Urrutia (Luis
Gnecco) para comandar a campanha do “Não”, enquanto Guzman presta serviços ao
governo na campanha do “Sim”.
É curioso que a tensão entre os dois
publicitários permeia todo o período da disputa, inclusive com Guzman tentando
sabotar René, porém mesmo assim eles continuam trabalhando juntos na empresa e
apresentando projetos para outros clientes.
Para quem gosta de política, vale
frisar que a disputa mostrada aqui lembra muito as eleições ocorridas em nosso
país este ano. De um lado um governo corrupto que cria uma campanha suja
utilizando o medo com o objetivo de conseguir os votos da população, enquanto a
oposição procura mostrar que era o momento de mudar para crescer. No Chile a
oposição venceu, infelizmente em nosso país o medo foi o ganhador.
2 comentários:
esse filme é excelente. uma aula de marketing. beijos, pedrita
Pedrita - Os planos de marketing são mostrados com detalhes.
Bjos
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