terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Jogo das Decapitações

Jogo das Decapitações (Brasil, 2013) – Nota 7
Direção – Sergio Bianchi
Elenco – Fernando Alves Pinto, Clarisse Abujamra, Silvio Guindane, Maria Manoella, Sérgio Mamberti, Ana Carbatti, Germano Haiut, Renato Borghi, Antonio Petrin, Paulo César Peréio, Elias Andreato.

Leandro (Fernando Alves Pinto) é um sujeito inseguro de trinta anos de idade, que não consegue se manter nos empregos e sofre para finalizar seu mestrado. Por interferência de sua mãe Marília (Clarisse Abujamra), que fora presa política nos anos setenta, Leandro utiliza como tema da tese de mestrado o estudo dos grupos políticos que enfrentaram a ditadura. 

Durante a pesquisa, Leandro descobre informações sobre seu pai, o presidiário Jairo (Paulo César Peréio), sujeito considerado maluco, que foi perseguido pelo governo e que fez um filme maldito chamado “Jogos das Decapitações”. Obcecado em saber mais sobre o pai, Leandro decide investigar a vida de Jairo e encontrar o filme perdido, situação que o fará ver com outros olhos o que realmente ocorreu nos “Anos de Chumbo”. 

O diretor Sergio Bianchi tem sua carreira marcada por filmes polêmicos, que sempre mostram o lado corrupto e podre da sociedade e dos seres humanos. Aqui o diretor ataca várias alvos, como as indenizações pagas aos perseguidos pela ditadura, a vitimização da esquerda atual que não aceita opinião contrária ao seu pensamento, a doutrinação de esquerda ministrada pelos professores, as ONGs, os dossiês políticos e principalmente o egoísmo e a total falta de respeito entre as pessoas. São várias sequências que escancaram preconceitos, infelizmente situações semelhantes ao que vemos no dia a dia. 

O filme perde um pouco da força e resulta inferior ao anterior “Os Inquilinos” ao mostrar os medos do personagem Leandro transformados em sonhos. Mesmo com a ideia sendo interessante, as sequências são quase surreais e um pouco forçadas. 

Como informação, Bianchi utiliza cenas do seu longa “Maldita Coincidência” de 1979 para representar o filme “Jogo de Decapitações” que o protagonista procura. Para quem é de SP e conhece a cidade, este longa de 1979 foi filmado no conhecido “Castelinho da Rua Apa”, um velho casarão considerado maldito, onde ocorreu um famoso crime em 1937 que jamais foi resolvido, em que mãe e dois filhos advogados de família aristocrática foram assassinados. 

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Muita coisa é jogada em tela nesse filme, temos que refletir aos poucos, mas acho interessante a forma como ele questiona toda a questão política e ideológica.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O questionamento político e social é ponto comum nos filmes do diretor.

Bjos