sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Disparos

Disparos (Brasil, 2012) – Nota 7,5
Direção – Juliana Reis
Elenco – Gustavo Machado, Caco Ciocler, Dedina Bernardelli, Julio Adrião, João Pedro Zappa, Cristina Amadeo, Thelmo Fernandes, Silvio Guindane, Gilberto Gawronski, Ernani Moraes.

O longa começa com o fotógrafo Henrique (Gustavo Machado) recolhendo apressadamente seus pertences que estão espalhados na rua ao lado do corpo de um motoqueiro acidentado. Ele vai embora do local com o jovem Guto (João Pedro Zappa). 

No meio do caminho, Henrique percebe que perdeu o cartão de memória da máquina fotográfica e decide voltar ao local do acidente sozinho, enviando Guto para sua casa. Chegando lá, ele encontra o cartão, mas acaba sendo abordado por um policial (Silvio Guindane), que acredita que Henrique tenha sido o causador do acidente. O nervoso Henrique é obrigado a acompanhar o policial até a delegacia, onde conta sua versão da história para o cínico inspetor Freire (Caco Ciocler). A partir daí, intercalando cenas em flashback, com o depoimento de Henrique e a investigação de Freire, o espectador descobrirá aos poucos o que realmente aconteceu. 

A novata Juliana Reis estreou na direção mostrando potencial ao comandar um drama policial com uma linguagem moderna, uma trama complexa, ótimos diálogos e uma bela fotografia. O roteiro, também escrito pela diretora, contém uma forte crítica social do mundo atual, onde a honestidade e o respeito ao próximo são coisas raras e as relações pessoais estão cada vez piores, sejam elas de amizade, amorosas ou profissionais. 

O filme tem algumas falhas, por exemplo, a sequência do “Boa Noite Cinderela” parece deslocada na trama, assim como a namorada de Henrique, Bia (Dedina Bernardelli) se mostra exagerada, mesmo que no fundo estas situações estejam de acordo com o contexto da trágica noite em que se passa a história. 

Os destaques do elenco ficam por conta da dupla principal. O fotógrafo interpretado por Gustavo Machado é a síntese do sujeito egoísta e arrogante, que precisa lidar com a ironia e o cinismo do inspetor criado por Caco Ciocler. Os diálogos entre os dois são ótimos, assim como as cenas em que eles interagem com o inspetor Gomes interpretado pelo falante Thelmo Fernandes. 

Para quem gosta de um drama policial, este longa é uma boa opção.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Gosto também do filme, acho que ele conseguiu fazer um bom thriller, envolvente e com ótimos momentos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Este filme foi uma boa surpresa.

Bjos