domingo, 28 de dezembro de 2014

Bróder

Bróder (Brasil, 2010) – Nota 7,5
Direção – Jefferson De
Elenco – Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Cássia Kiss, Ailton Graça, Cíntia Rosa, Zezé Motta, Du Bronks, Eduardo Acaiabe, Lidiane Lisboa, João Acaiabe, Antonio Petrin.

Na periferia da Zona Sul de São Paulo, no bairro do Capão Redondo, o jovem Macu (Caio Blat) tem uma dívida com um bandido (Eduardo Acaiabe) e para pagá-la, é pressionado para trabalhar como olheiro de um sequestro que está sendo planejado. Enquanto espera as ordens, Macu descobre que sua mãe (Cássia Kiss) prepara uma festa de aniversário, mesmo a contragosto de seu padastro (Ailton Graça). 

Não demora para chegarem a comunidade seus amigos de infância. Pibe (Silvio Guindane) hoje mora no centro da cidade e vive com uma ex-namorada de Macu, enquanto Jaiminho (Jonathan Haagensen) se tornou jogador de futebol que atua na Espanha e que espera ser convocado para a seleção. O reencontro dos amigos despertará lembranças da infância, brigas e relações mal resolvidas, inclusive de Pibe e Jaiminho com garotas da comunidade. 

O roteiro escrito por Jefferson De teve a consultoria do escritor Ferrez, autor do livro “Capão Pecado” e uma espécie de especialista sobre a vida e os problemas daquela região. Os personagens que passam pela tela, ao mesmo tempo podem ser vistos como esteriótipos de filmes sobre favela e também como pessoas reais, que sofrem e tentam sobreviver de alguma forma naquele local. 

A personagem de Cássia Kiss se apega a religião, o de Ailton Graça é um frustrado que tenta abandonar a bebida, temos o jovem bandido (Du Bronks), a garota que trabalha como stripper (Lidiane Lisboa) e os três amigos, sendo que dois deles saíram dali para seguir a vida, enquanto Macu está preso a falta de perspectivas e a pressão para entrar na criminalidade. 

Muitos torcem o nariz para os chamados “filmes de favela”, alegando que denigrem a imagem do país ou exploram a miséria alheia. Eu vejo estes filmes como uma forma de retratar a triste realidade que muitas pessoas vivem em várias regiões de nosso país. O cinema é apenas ficção, o problema está na vida real. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um filme interessante, e também acho que o tema faz parte do nosso país e merece ser retratado.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É uma triste realidade que deve ser mostrada.

Bjos

Pedrita disse...

eu gostei bastante desse filme tb. e comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2012/06/broder.html
beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um bom filme, que retrata um lado triste da realidade brasileira.

Bjos