segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Cidade Está Tranquila

A Cidade Está Tranquila (La Ville Est Tranquille, França, 2000) – Nota 8
Direção – Robert Guédiguian
Elenco – Ariane Ascaride, Jean Pierre Darrousin, Gérard Meylan, Jacques Boudet, Pascale Roberts, Christine Brucher, Jacques Pieiller, Julie Marie Parmentier, Alexandre Ogu, Véronique Balme, Pierre Banderet.

Em Marselha na França, vários personagens tem seus destinos cruzados. Michele (Ariane Ascaride) trabalha de madrugada embalando peixes no mercado municipal para sustentar sua família. O marido (Pierre Banderet) é um alcoólatra que está desempregado há três anos e sua filha Ameline (Véronique Balme) é uma viciada que se prostitui para comprar drogas. Michele precisa cuidar também da neta que ainda é bebê. 

Quando Ameline chega ao fundo do poço, Michele pede ajuda a Gérard (Gérard Meylan) para comprar drogas. Gérard é um ex-namorado de Michele da época da adolescência, que hoje tem ligações com o submundo da cidade. Para conseguir o dinheiro extra, Michele decide se prostituir também e na busca por clientes, acaba conhecendo o taxista Paul (Jean Pierre Darroussin), um solteirão que tenta esconder dos pais sua vida de fracassos. 

A trama também segue a vida de Viviane (Christine Brucher), uma professora de música de classe média alta, que se sente frustrada pelo casamento com o fútil Yves (Jacques Pieiller) e que termina por se envolver com o ex-presidiário Abderramane (Alexandre Ogu). 

Na cena inicial, a câmera dá um volta panorâmica por Marselha, como se estivesse querendo mostrar que a cidade está tranquila, como diz o título, porém a trama é um verdadeiro turbilhão de emoções, frustrações e problemas enfrentados pelos personagens. 

As situações vividas por cada personagem estão ligadas a problemas contemporâneos que a França está sendo obrigada a enfrentar, como imigração, xenofobia, desemprego, drogas e famílias desestruturadas. 

Para o espectador, fica a sensação de desconforto ao ver na tela personagens sofredores, daqueles que tomam atitudes desesperadas para tentar mudar o rumo de suas vidas. 

2 comentários:

Pedrita disse...

eu adoro esse filme, vi no cinema. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu descobri o filme há pouco tempo e gostei bastante tb.

Bjos