sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Santo Marcos

Santo Marcos (Brasil, 2013)
Direção – Thiago Di Fiore, Fabio Di Fiore & Adolfo Rosenthal
Documentário

Numa época em que praticamente todos os jogadores de futebol citam a palavra “profissionalismo” como desculpa para trocarem de times ou quebrarem contratos quando recebem propostas de um salário maior, o goleiro Marcos se notabilizou por fazer uma carreira de quase vinte dentro do Palmeiras, dizendo não para propostas milionárias e assim se tornando ídolo eterno do clube. 

Como ele mesmo disse várias vezes, em um determinado momento da carreira ele deixou de ser profissional para se tornar um torcedor dentro do campo. Sua paixão pelo clube e a retribuição dos torcedores foram o combustível para enfrentar como poucos uma sequência de contusões que atrapalharam sua carreira, que poderia ter sido ainda mais vencedora. 

Este documentário detalha toda a vida do jogador, desde o inicio no interior de SP, passando pelos grandes momentos no Palmeiras e na Seleção Brasileira, até a famosa “Procissão para São Marcos”, que a torcida organizou no início de 2012 antes do jogo contra o Ajax da Holanda. Mais de cinco mil torcedores saíram do estádio Palestra Itália e foram a pé até o Pacaembu como homenagem ao jogador, que havia anunciado o final da carreira alguns dias antes. 

O doc apresenta depoimentos de jogadores, treinadores, dirigentes, jornalistas e amigos que contam histórias divertidas da convivência com Marcos. 

O ponto alto são as defesas do goleiro, principalmente na Libertadores de 1999 e o pênalti defendido contra nosso inimigo em 2000. 

Como doc o resultado é apenas correto, mas o conteúdo vale como ouro para torcida palmeirense.

Nenhum comentário: