sábado, 25 de outubro de 2014

Hillsborough

Hillsborough (Hillsborough, Inglaterra, 2014) – Nota 8
Direção – Daniel Gordon
Documentário

Em 15 de abril de 1989, o estádio Hillsborough em Sheffield seria o palco da semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nothingham Forest. O que era para ser um grande jogo, se transformou na maior tragédia da história do futebol inglês. Noventa e seis pessoas morreram esmagadas no alambrado que separava a geral do gramado atrás de um dos gols. 

Este documentário mostra com detalhes os erros da polícia na organização da entrada dos torcedores. O velho estádio tinha uma entrada que desembocava no local da tragédia, com um agravante de que o pequeno espaço tinha ainda grades aos lados, fato que fez com que centenas de pessoas ficassem sem ter por onde escapar. 

A tragédia é relatada por sobreviventes, por familiares das vítimas, por policiais e principalmente pelo escritor Phil Scraton, que dedicou anos pesquisando o caso e escreveu um livro provando que além da polícia errar na organização, os comandantes obrigaram os policiais a alterar seus relatórios para culpar os torcedores, quando na realidade estes foram vítimas. 

Um dos grandes absurdos foi a ordem do oficial responsável pela partida que autorizou abrirem os portões mesmo com o estádio superlotado, fato que aumentou a tragédia e que até hoje a polícia se nega a aceitar a culpa. 

Os tristes e emocionados depoimentos dos envolvidos são tão chocantes quanto as cenas reais da tragédia. 

A tragédia resultou também em profundas mudanças nos estádios ingleses, que foram reformados, tiveram suas capacidades diminuídas e foram obrigados a se adequar a um conjunto de regras. 

Se muitas destas mudanças melhoram os estádios, por outro lado o preço do ingresso aumentou e afastou os torcedores da classe baixa, fato semelhante ao que estamos vivendo no Brasil atualmente com a construção das arenas. 

O doc faz parte da sensacional série “30 for 30” da ESPN.   

Nenhum comentário: