sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os Fantasmas se Divertem

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, EUA, 1988) – Nota 8
Direção – Tim Burton
Elenco – Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis, Jeffrey Jones, Catherine O'Hara, Winona Ryder, Glenn Shadix.

Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) é o típico casal americano que vive feliz em uma bela casa do subúrbio. Durante uma viagem, o casal sofre um acidente ao cair com o carro dentro de um rio. Quando acordam, eles não se lembram como voltaram para casa e ficam surpresos ao ver pessoas estranhas entrando no local. 

Não demora para perceberem que eles morreram no acidente e que estão presos na casa numa espécie de purgatório. Os novos moradores são Charles (Jeffrey Jones), sua esposa Delia (Catherine O’Hara) e a filha gótica Lydia (Winona Ryder). Como não conseguem expulsar os "invasores" da casa, Adam e Barbara decidem procurar ajuda no além, onde encontram um especialista em “exorcizar vivos”, o maluco Beettlejuice (Michael Keaton). 

Na época do lançamento, o diretor Tim Burton tinha apenas trinta anos de idade e um longa no currículo, a comédia “As Grandes Aventuras de Pee-Wee”, trabalho feito por encomenda para o então famoso personagem de tv Pee-Wee Herman. 

Pouco se esperava deste “Os Fantasmas se Divertem”, mas para surpresa geral, surgiu aqui um dos maiores diretores das últimas décadas, que chamou atenção pelo visual extremamente original e colorido, a trama divertida e o ótimo elenco, com destaque para a grande atuação de Michael Keaton, que criou um dos grandes personagens dos anos oitenta. 

O cinismo, o falatório exagerado, a falta de caráter e as confusões que seu personagem cria são sensacionais, tendo o apoio de coadjuvantes competentes, como os patéticos Jeffrey Jones e Catherine O’Hara, o impagável gordinho Glenn Shadix e ainda uma Winona Ryder perfeita como a adolescente rebelde. 

A atuação de Keaton empolgou tanto Tim Burton, que o diretor praticamente obrigou a Warner a contratar o ator para viver Batman no filme que comandaria em seguida. A escolha de Keaton revoltou os fãs do personagem, mas seu desempenho pode ser considerado bom como o Homem-Morcego, mesmo que hoje o filme esteja abaixo da fantástica trilogia de Christopher Nolan.

Com algumas sequências inesquecíveis como a dança na sala de jantar ao som da clássica “Banana Boat Song (Day O)” de Harry Belafonte e o pó de encolher cabeças, Tim Burton mostrou um belo cartão de visitas, confirmando o talento nos trabalhos posteriores.  

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Adoro, até hoje um dos meus preferidos de Tim Burton.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Também é um dos meus preferidos.

Bjos

Bússola do Terror disse...

Vi no cinema, na época em que foi lançado mesmo.
Clássico entre as comédias de terror!

Hugo disse...

Léo - Comédia de terror extremamente divertida.

Abraço