segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Invasão a Casa Branca

Invasão a Casa Branca (Olympus Has Fallen, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Antoine Fuqua
Elenco – Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Robert Forster, Finlay Jacobsen, Dylan McDermott, Rick Yune, Angela Bassett, Melissa Leo, Radha Mitchell, Cole Hauser, Ashley Judd.

A princípio, a utilização de muitos clichês resulta num filme ruim, porém as vezes ocorrem exceções, como no caso deste “Invasão a Casa Branca”. A trama é uma espécie de reciclagem do primeiro “Duro de Matar” misturada com o reacionário e divertido “Amanhecer Violento” de John Milius (o original dos anos oitenta), colocando o escocês Gerard Butler como o agente que tem a chance de se redimir perante ao presidente interpretado por Aaron Eckhart. 

O roteiro começa criando uma tragédia familiar na vida do presidente, para em seguida pular um ano até a visita da comitiva do Primeiro Ministro da Coréia do Sul a Casa Branca e o ataque de um grupo paramilitar que toma o local, deixando o presidente e outras figuras do alto escalão como reféns. Esta história absurda se transforma num filme divertido principalmente pelas cenas de ação quase ininterruptas, com uma verdadeira guerra sendo travada na Casa Branca.

O diretor Antoine Fuqua mesmo com uma carreira de altos (“Dia de Treinamento”, “Asssassinos Substitutos”) e baixos (“Rei Arthur”) é especialista em filmes do gênero, sempre criando ótimas cenas de ação, principalmente brigas e tiroteios. 

O elenco recheado de rostos conhecidos ajuda bastante, com Morgan Freeman com um papel importantíssimo como o Porta Voz da Presidência, além de bons veteranos como Robert Forster e Melissa Leo. 

Para quem gosta de um filme de ação para ser visto sem preocupações com a trama ou a realidade e deixando de lado até mesmo o discurso patriótico da cena final, com certeza irá se divertir.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É isso, um genérico de “Duro de Matar”. rs.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É mais ou menos isso.

Bjos