sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Pacificador

O Pacificador (The Peacemaker, EUA, 1997) – Nota 6,5
Direção – Mimi Leder
Elenco – George Clooney, Nicole Kidman, Marcel Iures, Armin Mueller Stahl, Michael Boatman, Randall Batinkoff, Holt McCallany.

Dois acontecimentos aparentemente sem ligação chamam a atenção da dra. Julia Kelly (Nicole Kidman), especialista em artefatos nucleares e do tenente-coronel Thomas Devoe (George Clooney). Um diplomata iraniano é assassinado e no interior da Rússia dois trens se chocam causando uma explosão nuclear. Enquanto a dra. Kelly acredita em ato terrorista, Devoe tem como teoria de que os acontecimentos são uma cortina de fumaça para algo maior. A dupla viaja pelo mundo em busca de pistas e chega até o sérvio Dusan Gavric (Marcel Iures), que pode ser o homem por trás de um perigoso plano. 

Diferente da maioria dos filmes do gênero, esta produção deixa de lado as cenas de ação para focar numa trama de espionagem que lembra os longas do gênero dos anos sessenta, mesmo utilizando parafernálias atuais como celular e computador. 

A trama era interessante ao utilizar temas da época, como a questão dos artefatos nucleares que sumiram da antiga União Soviética e os soldados iugoslavos que sobreviveram da Guerra dos Balcãs e se tornaram mercenários, porém a escolha de deixar a ação de lado rendeu um filme apenas morno. 

O longa chamou atenção na época por ter sido a primeira produção com atores da DreamWorks, empresa especializada em animações e que tinha como cabeças Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, este último famoso dono de um selo de música. 

Outra curiosidade foi a escolha de Mimi Leder para direção. Ela que tinha experiência apenas na tv, para ser escolhida provavelmente teve o apoio de George Clooney, com quem trabalhou em vários episódios da série “E.R.”. Leder ainda comandou alguns filmes interessantes como “Impacto Profundo” e “A Corrente do Bem”, mas retornou para os seriados de tv onde trabalha até hoje.

2 comentários:

Gustavo disse...

Puxa, quantas lembranças da pré-adolescência! Início da DreamWorks, Mimi Leder ainda fazendo cinema, Clooney tentando o estrelato na telona. Pena que o filme seja apenas morno.

Hugo disse...

Gustavo - Falta ação neste filme.

Abraço