quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Fogo Contra Fogo (2012)

Fogo Contra Fogo (Fire with Fire, EUA, 2012) – Nota 5
Direção – David Barrett
Elenco – Josh Duhamel, Bruce Willis, Rosario Dawson, Vincent D’Onofrio, Curtis “50 Cent” Jackson, Julian McMahon, Vinnie Jones, Arie Verveen, Richard Schiff, Kevin Dunn, Quinton “Rampage” Jackson, Eric Winter.

O bombeiro Jeremy Coleman (Josh Duhamel) entra numa loja de conveniência antes de ir para casa e a acaba metido no meio de um duplo assassinato cometido por David Hagan (Vincent D’Onofrio), o violento líder de um grupo neonazista. Mesmo levando um tiro, Jeremy escapa e se torna a testemunha principal do caso que tem como responsável o detetive Mike Cella (Bruce Willis), que teve seu parceiro assassinado pelo mesmo Hagan. Para manter Jeremy a salvo até o julgamento, ele é colocado no programa de proteção a testemunhas, porém as coisas não sairão como planejado. 

Mesmo não sendo algo muito comum, alguns filmes mostram logo no começo que algo está errado. É o caso deste longa policial, que na primeira sequência já deixa a impressão de ser um bomba. Durante um incêndio em um bar, o personagem de Josh Duhamel parece estar salvando alguém, porém o sujeito aparece com uma caixa de whisky e diz que não podia perder algo tão precioso. Ele tenta entregar para o dono do bar, mas o sujeito deixa de presente para o bombeiro que comemora como um adolescente idiota com uma frase do tipo “hoje tem festa as seis horas”. A partir daí o péssimo roteiro apresenta uma trama totalmente clichê, com personagens rasos e cenas de ação que não empolgam, inclusive com o protagonista apanhando bastante por todo o filme. 

Apesar dos nomes famosos, as interpretações são toscas, com Bruce Willis sendo uma espécie de espectador privilegiado, o bom ator Vincent D’Onofrio exagerando como o vilão psicopata e o fraco Josh Duhamel mostrando mais uma vez que não talento para protagonizar filme algum. Para piorar, a tradução nacional do título ainda utilizou o nome do clássico longa policial de Michael Mann para confundir o espectador menos informado.

O resultado é um total desperdício de tempo. 

2 comentários:

Vasco Diogo disse...

Caro Administrador do Cinema - Filmes e Seriados,

Estamos a contactar porque há cerca de meio ano iniciámos um projecto na internet na área do cinema chamado “No Grande Écran…”. É projecto sem fins lucrativos cujo objectivo é a divulgação de informação actualizada e em português acerca da 7ª arte. Além disso pretende-se ainda partilhar opiniões acerca da industria e fazer críticas aos seus produtos.

O nosso website é http://www.nograndeecran.blogspot.pt.

Agradecíamos que nos fizesse uma visita e queríamos ainda propor uma parceria com o seu website. Seria para nós uma valiosa forma de divulgar este ainda pequeno mas ambicioso projecto.



Obrigado pela sua atenção,

Vasco Diogo e Manuel Portela
“No Grande Écran...”

Amanda Aouad disse...

Acho que o pior do filme é acreditar que o roteiro é apenas um detalhe, e que boas cenas de ação e correria já fazem um bom entretenimento. É triste mesmo.

bjs