segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu I e II

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane, EUA, 1980) – Nota 8
Direção – David Zucker, Jim Abrahams & Jerry Zucker
Elenco – Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Peter Graves, Kareem Abdul Jabbar, Lloyd Bridges, Robert Stack

Este filme marcou a estréia do trio "ZAZ" no cinema. Os diretores Jerry Zucker, Jim Abrahams e David Zucker dirigiram a seis mãos esta comédia hilariante que começa parodiando no título o clássico do cinema catástrofe "Aeroporto", para em seguida disparar um piada após a outra acertando em diversos outros filmes famosos e clichês clássicos do cinema. 

Os diretores resgataram diversos atores veteranos que estavam esquecidos na época, como Lloyd Bridges, Robert Stack, Peter Graves e Leslie Nielsen, este último que se tornou o ator favorito do trio em suas comédias, além do jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar. Infelizmente modelo de comédia foi copiado a exaustão e hoje está completamente saturado e sem graça.

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu II (Airplane II: The Sequel, EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Ken Finkleman
Elenco – Robert Hays, Julie Hagerty, Lloyd Bridges, Chad Everett, Peter Graves, Chuck Connors, William Shatner, Raymond Burr, John Vernon, Rip Torn, Sonny Bono, Richard Jaeckel.

Esta continuação do sucesso de 1980 se passa num ônibus espacial com destino à Lua, onde um maluco tenta sabotar a viagem. Em flashback, o piloto (Robert Hays) e a aeromoça (Julie Hagerty) são julgados pelos acontecimentos do filme anterior. 

O original era engraçadíssimo e trazia uma piada atropelando a outra, porém a continuação é apenas uma cópia sem a mesma inspiração, principalmente pela falta do trio ZAZ (Zucker, Abrahams & Zucker) na direção. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ambos marcaram minha infância. Realmente o primeiro é muito melhor, mas, na época, me divertia muito com os dois, rs.

bjs

Amanda Aouad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Freitas disse...

Super divertido e hilário esses filmes, sendo o primeiro muiiiitooo melhor que o segundo.
Pra rir sem ter vergonha de chorar de gargalhar.
Gde abraço, feliz 2014!

Hugo disse...

Amanda e Silvia - Todo adolescente que assistiu riu demais com estas comédias. Mesma a parte II sendo mais fraca, ainda é superior aos filmes atuais do gênero.

Abraço