sábado, 19 de maio de 2012

Viagem à Lua & O Grande Roubo do Trem



Viagem à Lua (Le Voyage Dans La Lune, França, 1902) – Nota 8
Direção – Georges Melies
Elenco – Georges Melies

Após assistir “A Invenção de Hugo Cabret”, procurei rever este filme de onze minutos saído da criativade do grande Georges Melies. 

Melies pode ser considerado o precursor das trucagens e dos efeitos especiais. De 1896 a 1913 ele produziu mais de quinhentos filmes, sendo este “Viagem à Lua” o mais famoso, por ser um dos poucos que sobreviveram ao tempo. Melies era um ilusionista que se apaixonou pelo cinema e transportou seus truques para a tela. 

Neste filme específico ele utiliza diversas cortes e muita criatividade para contar a história de seis cientistas que são enviados à lua através de um canhão e lá enfrentam criaturas saídas de cogumelos. Muito do que vemos no cinema de ficção até hoje está ali, na simplicidade dos cenários e figurinos. 

Infelizmente a produtora criada por Melies teve problemas financeiros e faliu, acabando com a indústria de sonhos do realizador. 

Como curiosidade, nos anos sessenta foi produzido um longa de ficção B dirigido por Nathan Juran chamado “Os Primeiros Homens na Lua”, que lembra muito a obra de Melies. 

Finalizando, é possível encontrar no Youtube outros filmes de Melies.

O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery, EUA, 1903) – Nota 8
Direção – Edwin S. Porter
Elenco – Justus D. Barnes, Gilbert M. Anderson

Assim como “Viagem à Lua” de Georger Melies influenciou o cinema de ficção, este “O Grande Roubo Trem” é considerado o primeiro western da história. Produzido por Thomas Edison, o longa criou sequências que se tornaram clássicas nos westerns. 

O filme de apenas nove minutos mostra quatro assaltantes invadindo um trem, explodindo uma espécie de cofre, roubando os passageiros e fugindo sendo perseguidos por policiais a cavalo, tudo isso com direito a tiroteios. 

Além disso, uma cena clássica fecha o filme, o ator Justus D. Barnes dá um tiro em direção a plateia, com certeza causando um efeito assustador no público da época. 

Como curiosidade, o diretor Edwin S. Porter comandou mais de duzentos e cinquenta filmes entre 1898 e 1915.

3 comentários:

Rafael W. disse...

Filmes inacreditáveis, de tão bons que são.

http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

Amanda Aouad disse...

Está aí os pais do cinema. Melies e Porter demonstraram aos Lumiere e a Thomas Edison o que era possível fazer com seus inventos, já que os três acreditavam ser apenas mais uma curiosidade científica. E é impressionante o que conseguiram em uma época de tão poucos recursos.

Hugo disse...

Rafael - São verdadeiras relíquias do cinema.

Amanda - O mais incrível é que várias sequências que eles criaram ainda são copiadas até hoje.

Abraço