sábado, 26 de maio de 2012

Inside Men

Inside Men (Inside Men, Inglaterra, 2012) – Nota 8
Direção – James Kent
Elenco – Steven Mackintosh, Warren Brown, Ashley Walters, Nicola Walker, Kierston Wareing, Leila Mimmack.

Esta minissérie em quatro capítulos produzida pelo canal inglês BBC, começa com uma sensacional sequência de um roubo milionário a uma empresa de transporte de valores. O gerente da empresa, John (Steven Mackintosh) teve sua esposa e filha sequestradas para facilitar a entrada de uma quadrilha de assaltantes mascarados no local. Na sequência que dura dez minutos, os bandidos agem de forma violenta com os funcionários, inclusive baleando o segurança Chris (Ashley Walters) e agredindo outras pessoas. 

A partir daí, o roteiro se divide em duas narrativas: Uma volta nove meses para mostrar quem são os envolvidos no assalto, como o surgiu o plano e os contratempos para colocá-lo em prática, inclusive as desavenças entre os envolvidos. A segunda narrativa segue os dias após o assalto, com a consequência do crime na vida dos envolvidos. 

O tema grandes roubos já foi explorado centenas de vezes pelo cinema, quase sempre focando na ação, já esta minissérie tem a seu favor priorizar o drama e o desenvolvimento dos personagens, criando reviravoltas que deixam o espectador à espera da próxima revelação. 

Além dos personagens citados, temos outros importantes como Marcus (Warren Brown) também funcionário da empresa, sua esposa Gina (Kierston Wareing), Kirsty (Nicola Walker) esposa do gerente John e a imigrante polonesa Dita (Leila Mimmack) que se envolve como o segurança Chris. 

Apesar de algumas falhas no roteiro, como na diferente decisão final de um dos personagens e o do ritmo que desacelera após a sequência inicial, vale conferir esta interessante trama, principalmente por causa dos ótimos personagens e suas histórias que são contadas pouco a pouco durante a trama.        

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Julgava que era o Inside Man do Spike Lee :P Parece uma boa série.

Hugo disse...

Narrador - É uma série muito interessante.

Abraço