quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Substituto 1 & 2



O Substituto (The Substitute, EUA, 1996) – Nota 6,5
Direção – Robert Mandel
Elenco – Tom Berenger, Ernie Hudson, Diane Venora, Glenn Plummer, William Forsythe, Marc Anthony, Raymond Cruz, Cliff DeYoung, Luis Guzman, Rodney A. Grant, Richard Brooks.

O mercenário Jonathan Shale (Tom Berenger) após uma missão em Cuba volta para Miami com o objetivo de encontrar sua namorada, a professora Jane (Diane Venora). Após o reencontro, a professora que trabalha numa escola num perigoso bairro, entra em conflito com um aluno que trafica drogas (Marc Anthony) é acaba sendo espancada. Jonathan resolve se infiltrar na escola como professor substituto para investigar o ocorrido e descobre que o local está tomado por uma gangue de traficantes, o que faz com que ele reúna seu grupo de mercenários para resolver o problema. 

A absurda história fica interessante se analisada como filme de ação, deixando de lado que grande parte destas sequências se passem na escola. O elenco de rostos conhecidos é um ponto a favor e as cenas de ação bem filmadas. O filme teve sequências inferiores feitas para a TV, todas estreladas por Treat Williams.

O Substituto 2 (The Substitute 2: Schools Out, EUA, 1998) – Nota 4
Direção – Steven Pearl
Elenco – Treat Williams, B. D. Wong, Susan May Pratt, Angel David, Michael Michele, Larry Gilliard Jr, Edoardo Ballerini, Daryl Edwards, Eugene Byrd, Christopher Cousins.

Num violento bairro de Nova Iorque, o professor Randahl Thomasson (Christopher Cousins) é assassinado por jovens que pertencem a uma gangue chamada “A Irmandade” e deixa sozinha a filha Anya (Susan May Pratt). No funeral do professor, reaparece seu irmão Karl (Treat Williams), um mercenário que resolve se passar por professor substituto na escola do irmão para descobrir quem foram os assassinos. 

Se o roteiro do original era absurdo, este aqui é uma piada, começando pelo professor assassinado que anteriormente era mercenário assim como o irmão, passando pelas péssimas cenas de ação e pelo vilão, outro ex-combatente que hoje é professor e montou dentro da própria escola um desmanche de carros. Mesmo sendo muito ruim, ainda foram produzidas outras duas sequências com Treat Williams repetindo o personagem.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

hehe, pelo visto esse segundo é um problema mesmo. Não vi nenhum dos dois.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O segundo é muito ruim mesmo.

Bjos