domingo, 12 de dezembro de 2010

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, EUA, 2008) – Nota 8
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia Labeouf, Ray Winstone, John Hurt, Jim Broadbent.

Demorou até demais para que Steven Spielberg, Harrison Ford e George Lucas resolvessem continuar a saga de Indiana Jones, exatamente dezenove anos separam este de “A Última Cruzada” e provavelmente aí esteja o problema, apesar do resultado final ser bem legal e acima da média das produções do gênero atuais, o tempo de espera quebrou o ritmo e o encanto de grande parte do público com o personagem. 

Aqui Indiana (Harrison Ford) é procurado pelo garoto Mutt (Shia Labeouf), que disse estar preocupado com seu amigo, o professor Oxley (John Hurt), também amigo de Indiana, que foi procurar a cidade perdida de Eldorado na Amazônia, após achar a Caveira de Cristal do título e acabou seqüestrado, assim como a mãe do garoto, Marion (Karen Allen) uma antiga namorada de Indiana. Seguindo as instruções do professor, ele pede ajuda a Indiana para que este o acompanhe na procura de sua mãe e do próprio professor. 

Se o filme anterior se passava na década de trinta e Indiana enfrentava os nazistas, aqui a história se passa em 1957 e os inimigos da época eram os russos, no filme sendo liderados por Irina Spalko (Cate Blanchett brincando de vilã) e como a diferença de tempo entre os filmes é grande, o roteiro traz boas piadas sobre o envelhecimento de Indiana e mesmo assim ele ainda participa de várias cenas de ação, logicamente que a maioria acabou sendo feita por dublês. 

Como escrevi no início, o problema maior é o tempo que o personagem ficou hibernando, com certeza um Harrison Ford um pouco mais novo e com o personagem ainda fresco na mente dos fãs, o resultado poderia ser ainda melhor, mas mesmo assim Indiana é sempre Indiana e o filme vale cada centavo do ingresso. Além disso, quem sabe a franquia não continue em breve com Shia Labeouf como herdeiro do herói? É esperar para ver.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não é mesmo um filme ruim, mas esse negócio de juntar Indiana Jones com ETs não me agradou tanto. E claro que se não demorasse tanto de ser feito, teria mais fôlego.

bjs

Ricardo Morgan disse...

Concordo com você! O filme é bom, mas a demora em produzir a 4ª parte tirou um pouco do brilho, já que o longa manteve a atmosfera dos clássicos e não contextualizou certos detalhes. Mas para quem acompanhou os clássicos, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" não decepciona.

Hugo disse...

Amanda - A demora quebrou o ritmo da série.

Ricardo - Como filme de ação é um ótimo divertimento.

Abraço

KA disse...

É verdade, a quebra de ritmo acabou frustrando. Tem algumas coisas que é melhor não mexer, né...Indiana Jones era uma franquia já lendária.
Agora, continuar a marca com o SL, hum...sei não. O carinha não tem carisma pra segurar.
Lucas e Spilberg devem deixar Indi em paz!
Abs

Hugo disse...

Ka - A lógica é ter sido o último filme com o personagem, mas em Hollywood tudo pode acontecer.

Até mais