Trapézio (Trapeze, EUA, 1956) – Nota 7,5
Direção – Carol Reed
Elenco – Burt Lancaster, Tony Curtis, Gina Lollobrigida, Katy Jurado, Thomas Gomez.
Nesta semana triste para o cinema, três pessoas importantes se forma: A atriz Gloria Stuart aos cem anos, conhecido pelas novas gerações por seu papel em "Titanic", o diretor Arthur Penn, sobre quem escrevi na postagem anterior comentando sobre sey filme mais famoso, "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" e por fim o galã Tony Curtis, que em sua longa carreira trabalhou em filmes diversos como "Spartacus", "Quanto Mais Quente Melhor", "A Corrida do Século" e este "Trapézio" que comento abaixo.
No filme o trapezista Tino Orsini (Tony Curtis) vem de uma família que viveu no circo, tendo seu pai também sido trapezista. Com o intuito de aprender o famoso Salto Mortal Triplo, Tino viaja à Europa para encontrar outro trapezista, Mike Ribble (Burt Lancaster) especialista no salto, mas que está machucado devido a um acidente em sua apresentação. Tino consegue convencer Mike a criarem uma apresentação em dupla, porém a sedutora Lola (Gina Lollobrigida) deseja participar do número e acaba criando um triângulo amoroso e desencadeando um conflito entre os trapezistas.
Este filme fez sucesso na época, principalmente pelo clima de romance entre o trio principal que estava no auge da forma e as cenas no trapézio, filmadas com qualidade e suspense, recriando com competência os bastidores do mundo do circo.
3 comentários:
HUGO, saudoso Tony Curtis que já se foi....
O Carol Reed tem outro filme que adoro: ' The Third Man' com Orson Welles.
Abs.
Rodrigo
É um filme que fez história, e o já saudoso Tony Curtis já se solidando como um astro de primeira grandeza já nesta produção.
Parabéns pelo blog, que já sigo e indico no meu espaço.
Abraços
Paulo Néry
Dan - É um filme da Era de Ouro de Hollywood.
Rodrigo - Este "O Terceiro Homem" é um clássico que preciso assistir.
Paulo - Obrigado pelas palavras, também estou linkando seu endereço aqui no blog.
Abraço a todos
Postar um comentário