sábado, 23 de outubro de 2010

Pilotos de Seriados

Aqui cito três filmes que foram produzidos como pilotos, sendo que um não vingou sequer para a produção da primeira temporada. O primeiro filme da lista foi feito para o cinema e apesar de ter sido um fracasso de bilheteria, rendeu uma série com outro elenco que teve onze episódios.


Trovão Azul (Blue Thunder, EUA, 1983) – Nota 7
Direção – John Badham
Elenco – Roy Scheider, Malcolm McDowell, Candy Clark, Warren Oates, Daniel Stern.

Frank Murphy (Roy Scheider) é um veterano da Guerra do Vietnã que trabalha como piloto de helicóptero para a polícia de Los Angeles. Sujeito estressado e com trauma de guerra, ele tem como parceiro de vôo o novato Richard Lymangood (Daniel Stern). Em virtude da grande experiência de Franka, ele é escolhida para pilotar um moderno helicóptero desenvolvido especialmente para a polícia. Utilizando os equipamentos de última geração do helicópteo, Frank e seu parceiro acabam descobrindo uma conspiração liderada por um desafeto, o Coronel Cochrane (Malcolm McDowell) e tudo será resolvido num emocionante duelo nos ares. Apesar da história batida, com a dupla tendo um veterano ranzina e um novato que precisam enfrentar um perigoso vilão, o longa é interessante pelas ótimas cenas de perseguição aérea, onde sem o auxílio da computação gráfica, os verdadeiros pilotos dos helicópteros se arriscam em manobras perigosas. O filme foi um fracassso de bilheteria, mas mesmo assim gerou uma série de tv com onze episódios, que tinha James Farentino no papel que foi de Roy Scheider e até o comediante Dana Carvey como um dos coadjuvantes. 

Águia de Fogo (Airwolf, EUA, 1984) – Nota 6
Direção – Donald P. Bellisario
Elenco – Jan Michael Vincent, Ernest Borgnine, Alex Cord.

Michael Coldsmith (Alex Cord) é o criador e chefe de uma Divisão da Aeronáutica que desenvolveu o helicóptero “Águia de Fogo”. Ele pede ajuda ao piloto Stringfellow Hawke (Jan Michael Vincent), veterano da Guerra do Vitenã que mora isolado em uma cabana após perder o irmão, para recuperar o helicóptero que sumiu na Líbia. Hawke aceita o desafio com a condição de trabalhar apenas com seu amigo Dominic Santin (Ernest Borgnine). Juntos recuperam a aeronave e a transformam num meio de caçar criminosos pelo ar ou mesmo na terra. Este é o piloto de uma série de ação que durou três temporadas, teve algum sucesso por aqui e tinha como ponto alto as perseguições aéreas. A série foi muito similar a “Trovão Azul”, porém conseguiu um sucesso maior. O episódio piloto foi dirigido por Donald P. Bellisário, também criador e produtor da série, que tem no currículo “Magnum”, a versão original de “Battlestar Galactica” e atualmente “NCIS”. 

Missão Resgate (240-Robert, EUA, 1979) – Nota 6
Direção – Paul Krasny
Elenco – John Bennett Perry, Mark Harmon, Joanna Cassidy.

Esta série mostrava o dia a dia de uma unidade de resgates atuante em Los Angeles, que tinha como objetivo efetuar diversos tipos de salvamento e para isso utilizavam um helicóptero pilotado por Morgan (Joanna Cassidy antes de ficar conhecida por “Blade Runner”) e dois outros personagens responsáveis pela ação na terra e na água, interpretados por John Bennett Perry, ator com carreira praticamente toda em tv e Mark Harmon, que migraria para o cinema em filmes como “Mais Forte que o Ódio” como Sean Connery e “Curso de Férias”. Hoje Harmon é o protagonista da série “NCIS”. 

Brigada de Incêndio (Firehouse, EUA, 1997) – Nota 6

Direção – Alan Smithee (John McNaughton)
Elenco – Richard Dean Anderson, Lillo Brancato Jr, Morris Chesnut, Skipp Sudduth, Lauren Velez, Burt Young, Dean Winters, Gia Carides, Michael Imperioli.

Após o final da série “MacGyver” (“Profissão de Risco” na tv aberta) e antes de “Stargate SG-1”, o ator Richard Dean Anderson estrelou este filme para tv sobre os dramas do dia a dia de uma unidade do corpo de bombeiros e que ficam ainda mais perigosos quando um atirador mata um dos bombeiros e coloca todo os demais em risco. O filme é apenas razoável, deixando a impressão de ser piloto para um seriado que não vingou, mas tem algumas curiosidades. Consta ter sido dirigido por John McNaughton que foi elogiado pelo filme cult, “Henry – Retrato de um Assassino” nos anos oitenta e que depois faria o interessante “Garotas Selvagens”, mas aqui entrou em choque com os produtores, o ator Richard Dean Anderson e o escritor Tom Fontana, com isso retirando seu nome dos créditos, preferindo assinar como o famoso “Alan Smithee”. O escritor Tom Fontana criou em seguida a ótima série “Oz – A Vida é uma Prisão” e utilizou alguns atores deste elenco (Lauren Velez, Dean Winters), que por sinal está recheado de rostos conhecidos da tv. Finalizando, o ator Lillo Brancato Jr que estreou no cinema sendo elogiado pelo papel de filho de Robert DeNiro em “Desafio no Bronx” e depois ainda trabalhou em “A Família Soprano”, se envolveu num assalto que vitimou um policial e foi condenado a dez anos de prisão. Um grande desperdício de talento e da própria vida.

Nenhum comentário: