A Grande Ilusão (All the King’s Men, EUA, 2006) – Nota 7,5
Direção – Steve Zaillian
Elenco – Sean Penn, Jude Law, Anthony Hopkins, Kate Winslet, Mark Ruffalo, Patricia Clarkson, James Gandolfini, Jackie Earle Haley, Kathy Baker, Talia Balsam, Kevin Dunn, Frederic Forrest, Glenn Morshower.
O livro que deu origem a este longa se baseou na história do Governador da Louisiana Huey P. Long, mas com nomes trocados o filme conta a história do político Willie Stark (Sean Penn), um caipira de uma pequena cidade que por ser tesoureiro da prefeitura e por obra do acaso, acabou sendo financiado por uma espécie de lobbista (James Gandolfini) para concorrer ao Governo da Louisiana, até quando descobriu ser apenas um fantoche para desviar o foco de outro candidato, mudou de tática e começou a dizer verdades e defender o povo, chegando a ser eleito.
A história é contada pelo personagem Jack Burden (Jude Law), um jornalista que o segue em todo o governo e percebe todos os erros e defeitos do personagem principal, que começa como um político até certo ponto ingênuo, mas que vai sendo dominado pela ilusão do poder e perde o rumo.
O elenco é um diferencial, com Sean Penn competente como sempre e destaque para o sinistro Jackie Earle Haley como seu guarda-costas.
Com curiosidade, o diretor Steve Zaillian foi o roteirista de “A Lista de Schindler”.
5 comentários:
O Steve Zailian é um exímio roteirista, trabalhou tbm com Scorsese.
Vou conferir.
Abraços.
Rodrigo - O filme tem uma história interessante. É uma biografia curiosa.
Abraço
O simples fato de haver Kate Winslet no elenco me faz querer vê-lo!
É uma oportunidade perdida. Belo elenco, parte técnica sensacional e execução muito enfadonha...
Nota 6.5
Luís Adriano - É um bom filme para quem gosta de biografia.
Wally - Eu gostei do ritmo, apesar de não ser um filmaço, considero competente.
Abraço
Postar um comentário