terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Grande Truque

O Grande Truque (The Prestige, EUA/Inglaterra, 2006) – Nota 8,5
Direção – Christopher Nolan
Elenco – Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, Piper Perabo, Rebecca Hall, David Bowie, Andy Serkis, Daniel Davis, Roger Rees.

O ótimo diretor Christopher Nolan da série “Batman” e de “Amnésia” comandou também este drama sobre a rivalidade de dois mágicos entre o final do século XIX e início do XX na Inglaterra.

Hugh Jackman é Robert Angier, famoso como o Grande Danton e Christian Bale é Alfred Borden, o primeiro especialista em criar um clima de suspense em suas apresentações. Eles iniciaram a carreira juntos como ajudantes do mágico Milton (Ricky Jay), que apresentava atrações criadas pelo engenheiro Cutter (Michael Caine), até que um trágico acidente se torna o estopim para a divergência de ideias entre eles se tornar uma rivalidade que vai se estender por anos e terminar em outra tragédia.

O filme explora temas como egos inflados, inveja e vingança, situações que dão recheio a um enredo extremamente criativo e repleto de reviravoltas, além de mostrar alguns segredos dos truques dos mágicos e ilusionistas.

Além das atuações marcantes de Jackman, Bale e Caine, podemos destacar também a bela Scarlett Johansson, o Gollum de “Senhor dos Anéis” Andy Serkis e o roqueiro David Bowie no papel do inventor Nikola Tesla, personagem real que alguns acreditam ter sido mais importante que Thomas Edison, sendo que este teria sido seu rival e roubado suas ideias.

11 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Eu achei esse filme bom, mas só até certo ponto... Com uma história tão boa, poderia ser melhor!

Beijocas

Anônimo disse...

Eu acho um filme muito bom, a comparação com o Ilusionista é inevitável (mesma época, mesmo tema) e pra mim o Grande Truque ganha disparado...

Anita disse...

Gostei bastante!!Christian Bale como sempre, a um grande nível!!

Beijinho

Sergio Deda disse...

Adorei este filme... Nolan se mostra um dos melhores da nova geração...

vlws

Pedro Henrique Gomes disse...

Gostei também, acho que o Nolan "ainda" vai ser um ótimo diretor...

Abraço!

Hugo disse...

Cecília - Eu gostei do filme, acho que Nolan acertou em cheio.

Cara da Locadora - O tema é similar e apesar de "O Ilusionista" tb ser um bom filme, concordo que "O Grande Truque" é melhor.

Anita - Christian Bale a cada novo filme vai mostrando ser um grande ator.

Sérgio - Sem dúvida, a carreira de Nolan até agora é das melhores.

Pedro - Em uma escala de 1 a 10, considero que Nolan já chegou a 8 e pode evoluir ainda mais.

Kau disse...

Uma coisa é notável e evidente: o trio Jackman, Bale e Caine está excelente aqui. Putz, vou falar uma coisa agora e já ouço as pedras: esse filme é bom, mas prefiro O Ilusionista.

Abraços.

Hugo disse...

Kau - Eu gostei mais deste, mas "O Ilusionista" tb é um filme bem legal.

Anônimo disse...

Cinematográficamente, uma obra-prima. É filmado com grande primor. O filme em sí é excelente, surpreendente e fascinante.

Nota 8,5

Ciao!

Hugo disse...

Wally - Tb gostei muito do filme, Nolan está mostrando muito talento em seus trabalhos.

Abraço.

Unknown disse...

Este filme é simplesmente genial. A seguir a Dark Knight e Memento é o melhor de Nolan. Além do mais, é um dos grandes filmes do ano em que estreou.

Dou-lhe 9 em 10

Abraço