segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Rastros da Maldade

Rastros da Maldade (Wire in the Blood, Inglaterra, 2002) - Nota 9
Criador: Val McDermid
Elenco: Robson Green, Hermione Norris, Mark Letheren, Emma Handy, Mark Penfold, Simone Lahbib.


Esta aclamada série inglesa tem com protagonista o ator Robson Green como o psiquiatra Dr. Tony Hill que auxilia a polícia londrina na investigação de crimes violentos e serial killers. O grande interesse da série está na personalidade do psiquiatra, um sujeito calado, franco e analista ao extremo, com dificuldade em se relacionar mas especialista em desvendar casos complicados e entrar na mente dos criminosos, sempre tentando se colocar no lugar tanto das vítimas, quanto dos assassinos.

No elenco de apoio em metade dos episódios ele contracena com a policial Carol Jordan vivida por Hermione Norris, ela uma pessoa fria que ao mesmo tempo se sente atraída pela inteligência e a enigmática personalidade do psiquiatra, mas percebe a dificuldade em romper a barreira para entender os sentimentos dele e aceitar os dela. Na segunda metade dos episódios entra em cena a personagem Alex Fielding vivida por Simone Lahbib que substitui Carol Jordan, fato este que no início dá um verdadeiro nó na cabeça de Tony Hill, que demora a aceitar grandes mudanças, mas aos poucos os dois vão se entendendo, desta vez num relacionamento apenas profissional. Completam o elenco os detetives Kevin Geoffreys (Mark Letheren) e Paula McIntyre (Emma Handy), além do legista Dr. Ashley Vernon (Mark Penfold).

Foi filmado um misto de filme e episódio único, onde o Dr. Tony Hill é chamado para depor em um complicado caso de assassinato no Texas, em que um sujeito que ele analisou em outro caso ainda em Londres é o principal acusado. Aqui ele tem de se fazer entender em um local com um cultura totalmente diferente, que não aceita seus métodos de análise e investigação, criando um interessante conflito cultural .

Cada episódio é praticamente um longa, com duração de uma hora e meia e com a qualidade dos melhores filmes policiais e de suspense, tendo com certeza como grande atração o personagem Tony Hill, que acab sendo a grande diferença para melhor entre este e os bons seriados policiais americanos como “Criminal Minds” por exemplo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estas séries policiais de origem inglesa são maravilhosas. Adoro "Prime Suspect" e, recentemente, "Cinco Dias". Se tiver a chance de conferir "Rastros da Maldade" o irei fazer, com certeza.