quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Filme Assistido nº 157
Dona Flor e Seus Dois Maridos (Brasil, 1976) – Nota 7
Direção – Bruno Barreto
Elenco – Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Mara Rúbia, Nelson Xavier, Rui Resende, Nelson Dantas.

Baseado no livro de Jorge Amado, o filme começa com o boêmio Vadinho (José Wilker) morrendo em plena rua e deixando Flor (Sônia Braga) viúva. Em flashbacks o diretor mostra a vida desregrada levada por Vadinho e seus amigos, mas também o relacionamento com Flor que era apaixonada por ele. A história muda quando Flor sentindo-se sozinha acaba casando com o correto Teodoro (Mauro Mendonça), homem bondoso e honesto mas que não satisfaz Flor e para complicar ainda mais as coisas o espírito de Vadinho reaparece para atormentar Flor, que continua apaixonada pelo falecido.

Considerado o maior sucesso de bilheterias da história do cinema brasileiro, é um comédia que usa e abusa da sensualidade de Sônia Braga, apimentada com o espírito interpretado por José Wilker que aparece nu em grande parte do filme. Um filme datado mas interessante e com passagens engraçadas e sensuais.

5 comentários:

Red Dust disse...

Esta versão nunca vi, mas deve ser das história mais filmadas no cinema. Quem sabe um dia me venha parar às mãos este momento cinematográfico com Sônia Braga e José Wilker, dois actores muito apreciados cá em Portugal.

Kau Oliveira disse...

Eu nunca vi este filme. Mas Barreto é um bom diretor, sabe? Gostei de ''Última Parada 174'', mas acho que seu melhor filme é, de longe, ''O que é Isso, Companheiro?''.

Abraços.

Hugo disse...

Red - Sônia Braga e José Wilker eram jovens e no início da fama.

Kau - "O que é isso Companheiro?" é se filme melhor produzido com certeza. "Dona Flor" é interessante, mas já está um pouco desgastado pelo tempo.

Abraço

Cecilia Barroso disse...

É uma adaptação interessante de Jorge Amado e até que diverte, mas a Sônia Braga é muito ruinzinha...
Beijocas

Hugo disse...

Cecília - Tb acho a Sônia Braga fraca como atriz, mas na época tinha um grande apelo sensual.

Bjos