quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Riphagen & O Banqueiro da Resistência


Riphagen (Riphagen, Holanda, 2016) – Nota 8
Direção – Pieter Kuijpers
Elenco – Jeroen van Koningsbrugge, Kay Greidanus, Sigrid tem Napel, Lisa Zweerman, Peter Bok.

Amsterdam, Holanda, 1944. Com a cidade dominada pelos nazistas, o holandês Dries Riphagen (Jeroen van Koningsbrugge) se tornou um colaborador dos invasores, trabalhando para a polícia secreta e perseguindo judeus. 

Suas atitudes chamam a atenção do jovem policial holandês Jan (Kay Greidanus), que ao mesmo tempo faz parte da Resistência que luta clandestinamente contra os nazistas e ajuda os judeus a fugirem do país. Os dois se tornam inimigos mortais. 

Baseado numa sinistra história real, este ótimo longa foca na questão dos colaborares nazistas que para salvar a própria pele entregavam até mesmo os amigos. Dries Riphagen foi uma das destas terríveis figuras. Um sujeito desonesto, mentiroso, violento e totalmente amoral. 

O roteiro explora o auge da atuação de Riphagen como colaborador nazista, até as reviravoltas e manipulações utilizadas pelo homem para tentar sobreviver ao final da guerra. Não vou contar exatamente o que aconteceu com o sujeito, mas posso dar uma dica de que o seu destino foi semelhante ao de muitos oficiais nazistas. 

O resultado é um ótimo drama de guerra sobre uma figura terrível. 

O Banqueiro da Resistência (Bankier van het Verzet, Holanda / Bélgica, 2018) – Nota 7
Direção – Joram Lursen
Elenco – Barry Atsma, Jacob Derwig, Fockeline Ouwerkerk, Pierre Bokma, Raymond Thiry, Matteo van der Grijn, Jaap Spijkers.

Holanda, 1942. Com o país ocupado pelos nazistas e os judeu sendo perseguidos, um grupo de banqueiros liderados por Walraven van Hall (Barry Atsma) cria um fundo clandestino para financiar a resistência. 

O dinheiro dado pelos banqueiros é uma espécie de empréstimo administrado por van Hall, que tem a garantia de ressarcimento do governo confirmada pelos líderes holandeses que se refugiaram em Londres. Durante dois anos os banqueiros precisam agir às escondidas, enquanto os nazistas tentam descobrir quem são os líderes da resistência. 

Baseado em uma história real ocorrida durante a Segunda Guerra, este longa foca em como homens considerados fiéis aos nazistas ajudaram a manter viva a resistência contra os invasores, colocando em risco suas próprias famílias. O roteiro explora traições, torturas e um elaborado plano de trocar “títulos do governo”, sendo esta a sequência mais tensa do longa. 

Não chega a ser um grande filme, falta um pouco mais de emoção na narrativa, mas mesmo assim a história é bastante interessante. 


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Filmes holandeses com boas história, Hugo.
Eu vou anotar.
Gosto de tema.

Estou assistindo a 2ª Temporada de "The Sinner".
Tem Bill Pullman, Carrie Coon e o marido Tracy Letts.
Gostando.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - São bons filmes. Tb gostei bastante de "The Sinner".

Bjs