domingo, 25 de agosto de 2019

Choque e Pavor: A Verdade Importa

Choque e Pavor: A Verdade Importa (Shock and Awe, EUA, 2017) – Nota 6,5
Direção – Rob Reiner
Elenco – Woody Harrelson, James Marsden, Rob Reiner, Tommy Lee Jones, Jessica Biel, Milla Jovovich, Richard Schiff, Luke Tennie.

O atentado contras as Torres Gêmeas em 2011 foi o motivo que os aliados do então presidente americano George W. Bush queriam para tirar do caminho o tirano Saddam Hussein e entregar os poços de petróleo do Iraque para seus parceiros comerciais. 

Para conseguir apoio popular, o governo explorou o patriotismo exacerbado utilizando a imprensa como porta voz da chamada “Guerra ao Terror”. Em meio a esta situação, o pequeno jornal Knight Ridder tomou o caminho oposto. 

O então editor John Walcott (Rob Reiner) deu carta branca para seus repórteres Jonathan Landay (Woody Harrelson) e Warren Strobel (James Marsden) investigarem com suas fontes em Washington se realmente Saddam Hussein tinha em seu poder armas de destruição em massa. 

A história do petróleo como motivo da guerra é totalmente conhecida, a questão aqui é mostrar como um jornal independente tentou publicar a verdade enquanto os grandes veículos de mídia apoiavam cegamente o governo. 

O filme prende a atenção para quem gosta de histórias de bastidores políticos e investigação jornalística, porém o diretor Rob Reiner falhou ao condensar tudo em apenas uma hora e meia. Muitos detalhes são deixados de lado e a passagem de tempo é confusa, parecendo em alguns momentos uma produção para TV. 

A história do soldado ferido na guerra é outro ponto que não se encaixa na proposta, mesmo sendo uma tentativa de mostrar o absurdo do conflito. 

O ótimo elenco entrega atuações convincente, mas longe de serem marcantes. É um filme mediano sobre um tema que poderia ser bem melhor explorado. 

Finalizando, a tradução do título é horrorosa. Mesmo com "Choque e Pavor" sendo o nome do ataque das forças armadas contra o Iraque, um desavisado pensará que é um filme de terror.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Não conhecia o filme e já vai para a lista dos desejados para assistir.
Gosto muito de bastidores políticos e investigação jornalística.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - A história é bastante interessante, mas o filme apenas mediano.

Bjs