sábado, 21 de outubro de 2017

Pastoral Americana

Pastoral Americana (American Pastoral, Hong Kong / EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Ewan McGregor
Elenco – Ewan McGregor, Jennifer Connelly, Dakota Fanning, Peter Riegert, David Straithairn, Rupert Evans, Uzo Aduba, Molly Parker, Valorie Curry, Julia Silverman, Samantha Mathis, David Whalen.

Na sequência inicial, o escritor Nathan Zuckerman (David Straithairn) chega em seu antigo colégio para a reunião dos alunos que se formaram há mais de quarenta anos. Ao encontrar Jerry Levov (Rupert Evans), que está na cidade para o enterro do irmão Seymour “Sueco” Levov (Ewan McGregor), Nathan se mostra surpreso com o fato e pede para Jerry contar o que aconteceu. A partir daí, vemos em flashback a triste história do Sueco. 

Astro dos esportes no colégio, ele herdou a empresa de fabricação de meias do pai e se casou com a miss da região (Jennifer Connelly), com quem tem teve a filha Merry. Ao chegar na adolescência no final dos anos sessenta, Merry (Dakota Fanning) se revolta com a Guerra do Vietnã e com a vida de classe média. Ao se envolver com grupos de protestos, Merry transforma a vida da família em um inferno. 

Baseado em um famoso livro de Philip Roth, este longa marcou a estreia do ator Ewan McGregor na direção. Mesmo não se aprofundando em alguns temas que provavelmente foram melhor detalhados no livro, o roteiro é competente ao mostrar como as atitudes de uma filha (ou filho) podem destruir uma família. 

Além da questão dos protestos contra a guerra, o roteiro ainda toca em temas como preconceito racial, relação familiar e as mudanças sociais que ocorreram nos anos sessenta. É interessante citar que o filme não defende ideologia alguma, as atitudes da personagem de Dakota Fanning são muito mais consequências de suas frustrações e do seu vazio, do que a defesa de algum ideal. Ela é mostrada como uma jovem que escolhe o protesto como forma de punir seus pais, mesmo sem um motivo real para isso. 

Mesmo resultado em um filme mediano, a complexidade da história faz acreditar que Ewan McGregor possa se tornar um bom cineasta. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Bem interessante.
Sou fã de Philip Roth, tenho alguns livros e acabei de ler um deles.
Vc não fez referência a que livro.

Sua resenhas são maravilhosas, Hugo.
Pena que não haja condição de vê tudo que vc resenha.

Não esqueça de responder seu critério de escolha.
Acho que é o Diretor.

Hugo disse...

Liliane - Acredito que o título do livro "American Pastoral", igual ao título original do filme.

Obrigado pelo elogio.