domingo, 13 de agosto de 2017

A Hora da Vingança & A Floresta Petrificada


A Hora da Vingança (Deadline – U.S.A., EUA, 1952) – Nota 8
Direção – Richard Brooks
Elenco – Humphrey Bogart, Ethel Barrymore, Kim Hunter, Ed Begley, Warren Stevens, Paul Stewart, Martin Gabel.

Ed Hutcheson (Humphrey Bogart) é o editor do jornal “New York Day”, conhecido por ser um veículo de notícias totalmente independente. A morte do proprietário e fundador do jornal coloca a sucessão da empresa nas mãos das duas filhas que desejam vendê-la para um concorrente e de sua viúva (Ethel Barrymore) que a princípio não se manifesta contra a venda. 

Sabendo que o comprador seria um concorrente alinhado a políticos e que o jornal perderia sua essência, Ed faz de tudo para tentar mudar a ideia das herdeiras, ao mesmo tempo em que investiga um mafioso (Martin Gabel) que teria assassinado sua amante para esconder o pagamento de suborno a um senador. 

Sessenta e cinco anos após ser produzido, o tema deste longa escrito e dirigido por Richard Brooks (“Os Profissionais”, “A Sangue Frio”) continua extremamente atual. A fusão de veículos de imprensa com o objetivo de criar um monopólio, pressionar e boicotar os profissionais que prezam a verdade utilizando até mesmo de violência e a família que se preocupa apenas com o dinheiro deixado pelo patriarca ignorando seu legado são situações atuais, além é claro da corrupção envolvendo políticos e autoridades. Hoje é cada vez mais difícil existirem profissionais como o corajoso protagonista vivido por Humphrey Bogart. 

É um belo filme sobre liberdade de imprensa.  

A Floresta Petrificada (The Petrified Forest, EUA, 1936) – Nota 6,5
Direção – Archie Mayo
Elenco – Leslie Howard, Bette Davis, Humphrey Bogart, Dick Foran, Genevieve Tobin, Joe Sawyer, Porter Hall, Charley Grapewin, Paul Harvey.

Gabrielle (Bette Davis), seu pai Jason (Porter Hall) e seu avô (Charley Grapewin) são os donos de um pequeno restaurante de beira de estrada no meio do deserto de Nevada. A vida tranquila e isolada da família muda completamente em apenas um dia. A chegada de um escritor inglês (Leslie Howard) que viaja sem rumo desperta uma paixão em Gabrielle e posteriormente a “visita” de uma quadrilha de assaltantes liderada por Duke Mantee (Humphrey Bogart) transforma o local em alvo da polícia. 

Produzido há mais de oitenta anos, este longa mistura algumas situações ingênuas com diálogos afiados e um final explosivo. As atuações teatrais de Leslie Howard e Bette Davis podem incomodar um pouco, assim como a locação quase toda filmada com fundo falso. Por outro lado, vale destacar os personagens do avô falastrão vivido por Charley Grapewin e um Humphrey Bogart como vilão antes de se tornar astro. 

É um filme que vale como curiosidade para quem curte obras antigas.

Nenhum comentário: