segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A Garota Desconhecida

A Garota Desconhecida (La Fille Inconnue, Bélgica / França, 2016) – Nota 7,5
Direção – Jean Pierre & Luc Dardenne
Elenco – Adele Haenel, Jeremie Renier, Olivier Bonnaud, Louka Minella, Olivier Goumert, Fabrizio Rongione.

Jenny Davin (Adele Haenel) é uma jovem médica que está prestes a trocar o pequeno consultório na periferia de Liege na Bélgica, por um trabalho em uma clínica que atende a classe alta. 

Poucos dias antes da mudança, Jenny não atende uma pessoa que toca a campainha após o consultório estar fechado. No dia seguinte, a polícia a procura informando que uma jovem desconhecida morreu próximo ao local, provavelmente assassinada. Abalada por acreditar que teria salvo a vida da mulher se a atendesse, Jenny decide investigar para tentar descobrir a identidade da vítima. 

Os irmãos Dardenne são cineastas autorais como Michael Haneke e Gaspar Noé por exemplo. O cinema da dupla foca sempre em pessoas comuns que vivem situações complicadas envolvendo temas atuais. 

Aqui, o roteiro foca em duas questões principais: A exploração dos imigrantes no submundo das cidades européias e a dúvida dos jovens em escolher seguir a carreira que deseja ou almejar apenas o dinheiro. 

A protagonista vive este dilema ao conhecer os dois lados da carreira analisando em qual deles seu trabalho seria mais útil e também onde ela seria mais feliz. 

É interessante também ver um trabalho que praticamente não existe mais em nosso país, o do médico dedicado que atende com preço popular e interesse nos pacientes, além de ainda fazer visitas em casa. É algo simples que infelizmente se perdeu por aqui em troca do lucro fácil através de consultas caras e impessoais. 

Como informação, coadjuvantes como Jeremie Renier, Olivier Goumet e Fabrizio Rongione são parceiros habituais dos irmãos Dardenne.

7 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Gosto muito dos filmes dos irmãos Dardenne. Principalmente o "Dois Dias, Uma Noite". Outro filme genial deles.

abraço

Marília Tasso disse...

Adoro este filme! Os irmãos Dardenne são mestres em registros naturalistas, realmente este aspecto do filme em relação a médico/paciente é marcante e a transformação que acontece em Jenny depois do episódio com a moça deixa pra gente muitas reflexões.

Hugo disse...

Marcelo - Todas as obras da dupla são de qualidade, com histórias atuais e personagens próximos da realidade.

Marília - Um dos grandes méritos do cinema da dupla é fazer o espectador pensar.

Abraço

Liliane de Paula disse...

O filme tem uma história interessante e possível.
Quem sabe consigo vê.
Vai para lista.

Assisti, dublado(horrível)"Um homem chamado Ove" (2017).
O filme é sueco e tem uma realidade diferente da nossa.
Achei tudo muito chato.

Vi o francês "O garoto da bicicleta" (2011)um uma atriz francesa bonita (Cecile de France)
Bem interessante.

E vi um filme japonês horrível.
Não gosto de filmes japoneses porque eles são ásperos quando se comunicam.
A história é curta e gira em torno de uma criança de 6 anos.

Vou defender meu peixe, viu?
Um médico sozinho não faz nada, nos dias atuais.
Cuidar bem do paciente é obrigação da profissão mas preciso de meios diagnósticos para exerce-la.
Médico de família, aquele que vc imagina, não existe nem quando me formei.
Nem é valorizado nem pela comunidade.
Outra coisa que precisa lembrar é que medicina é, por exemplo, é nosso meio de vida.
Não é sacerdócio. Até padre não trabalha de graça.

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei bastante de "Um Homem Chamado Ove" e estou para assistir "O Garoto da Bicicleta".

Em nenhum momento eu citei que médico deveria trabalhar de graça. Escrevo com muita certeza, pois há anos que levo pai e mãe a vários médicos, inclusive meu pai faleceu ano passado e também acompanho minha esposa. Conheço bem o atendimento no SUS, em convênios e também de forma particular. Cada consulta é uma verdadeira loteria, eu poderia escrever um livro sobre absurdos e falta de humanidade que senti na pele ao acompanhar meu pai em alguns hospitais públicos. Você espera meses para passar em um especialista que atende em cinco minutos de forma seca. Depois espera mais três meses para conseguir retornar. Convênios também são loteria. A maioria dos médicos são jovens que mal sabem dar um diagnóstico correto. Nos atendimentos particulares encontramos médicos bons, porém preços absurdos. Não tem como achar correto cobrar R$ 400,00, R$ 500,00 ou até mais para uma consulta de 15 minutos.

Eu já tive muita vontade de postar no blog tudo que eu e minha família passamos nos últimos em médicos, mas preferi deixar de lado e escrever sobre coisas mais agradáveis como cinema.

Amanda Aouad disse...

Gosto muito do trabalho dos Dardenne, sempre intensos, focados em histórias fortes e individuais que retratam um recorte contundente da sociedade. Aapesar desde não ser dos meus preferidos deles, tem mesmo seu valor.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Gosto muito do estilo dos irmãos Dardenne. Eles demonstram uma visão pessimista e infelizmente realista do mundo.

Bjos