quarta-feira, 30 de março de 2016

Pecados Antigos, Longas Sombras

Pecados Antigos, Longas Sombras (La Isla Minima, Espanha, 2014) – Nota 8
Direção – Alberto Rodriguez
Elenco – Javier Gutierrez, Raul Arévalo, Salva Reina, Jesus Castro, Nerea Barros, Antonio de la Torre.

Em uma pequena comunidade rural na Espanha em 1980, duas irmãs adolescentes desaparecem. Uma dupla de policiais é enviada para investigar o sumiço. 

Pedro (Raul Arévalo) vê no caso a chance de voltar a trabalhar em Madrid e ficar ao lado da esposa que está grávida. Ele foi transferido para o interior após criticar seus superiores através de uma carta que fora publicada em um jornal. Seu parceiro é  Juan (Javier Gutierrez), um veterano policial que trabalhou para o governo durante a ditadura de Franco. 

A investigação é dificultada pela falta de cooperação das pessoas da região e da própria polícia local. Mesmo assim, aos poucos a dupla descobre terríveis segredos relacionados ao caso. 

Este ótimo longa policial explora a transição que a Espanha sofria na época. A ditadura de Franco que terminou em 1976, deixou encravado nas entranhas da sociedade espanhola o medo na população, a desconfiança nas autoridades e a certeza de impunidade para os poderosos. 

Os policiais mesmo com temperamento, valores e caráter bem diferentes entre si, se unem para resolverem o caso a qualquer custo. O relacionamento entre os dois policiais, assim como a locação numa região rural tomada por estradas de terra, rios e plantações, lembra muito a primeira temporada da ótima série “True Detective”, que foi lançada no mesmo ano. 

Assim como na série, neste longa não existe personagem totalmente honesto, todos carregam suas culpas, defeitos e tomam atitudes à margem da lei. 

Para quem gosta do gênero, esqueça o horrível título nacional e aproveite o ótimo filme. 

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vi que vc gostou mesmo, porque deu nota 8.
Não conheço nenhum dos atores.

Marília Tasso disse...

Preciso ver!!
Nossa, não tinha visto a tradução do título, bem desnecessário né!

Hugo disse...

Liliane - Eu também não conhecia o elenco, mas gostei bastante.

Marília - É um ótimo filme com um péssimo título nacional.