segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Freaks & Geeks

Freaks & Geeks (Freaks & Geeks, EUA, 1999)
Criador - Paul  Feig
Produtor - Judd Apatow
Elenco - Linda Cardellini, John Francis Daley, James Franco, Jason Segel, Sam Levine, Seth Rogen, Martin Starr, Busy Phillips, Becky Ann Baker, Joe Flaherty.

Para a maioria das pessoas, o sucesso é consequência do talento e do trabalho, mas se esquecem que "estar no lugar certo, na hora certa" é primordial. Este item seria o que podemos chamar da diferença entre sorte e azar. É caso desta ótima série "Freaks & Geeks", que sofreu neste último item.

Lançado numa época em que ser nerd, geek ou diferente ainda não era "legal" como nos dias atuais, a série foi abortada ao final da primeira temporada após dezoito deliciosos episódios, deixando em aberta a história de jovens personagens cativantes.

A trama se passa em 1980 num colégio em Detroit, girando em torno de dois grupos de amigos. Os "freaks" são o rebelde Daniel (James Franco), sua namorada de personalidade forte Kim Kelly (Busy Phillips), o debochado Ken (Seth Rogen) e o ingênuo Nick (Jason Segel), que passa o dia fumando maconha e que sonha ser baterista de rock. No primeiro episódio, a garota Lindsay (Linda Cardellini) se aproxima do grupo com vontade de mudar sua imagem de menina perfeita.

Enquanto isso, os "geeks" são três garotos que sofrem no primeiro ano de colégio. O mirrado e tímido Sam (John Francis Daley) é irmão de Lindsay e parece ter menos idade dos que os demais colegas. Neal (Sam Levine) é apaixonado por Lindsay e tenta se mostrar maduro. O terceiro garoto é o estranho Bill (Martin Starr), que a princípio para ser meio bobalhão, mas que durante a série intercala frases com absurdas com pérolas inteligentes engraçadíssimas.

É uma pena que apenas uma temporada tenha sido produzida. O talento dos envolvidos foi provado com o sucesso que praticamente todo o elenco alcançou na sequência da carreira. James Franco, Seth Rogen e Jason Segel se tornaram astros, enquanto o produtor Judd Apatow pode ser considerado o pai de uma geração de comediantes.

Se a série tivesse sido produzida dez anos depois, talvez após o lançamento de "The Big Bang Theory", que transformou os nerds em "caras legais", com certeza "Freaks & Geeks" teria uma imensa legião de fãs.

Hoje, resta torcer que um dia Apatow consiga quem sabe reunir o elenco e produzir um longa mostrando a vida dos personagens vinte anos depois.

Nenhum comentário: