sábado, 20 de junho de 2020

Sinais

Sinais (Signs, EUA, 2002) – Nota 7
Direção – M. Night Shyamalan
Elenco – Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin, Abigail Breslin, Cherry Jones, Patricia Kalember, M. Night Shyamalan.

Após a morte da esposa, o pastor Graham (Mel Gibson) perdeu sua fé em Deus. 

Vivendo em uma fazenda na Pennsylvania com os filhos pré-adolescentes (Rory Culkin e Abigail Breslin) e seu irmão mais novo Merrill (Joaquin Phoenix), ele fica atônito quando estranhos círculos surgem em sua plantação. 

Com a notícia de que os círculos semelhantes estão aparecendo no resto do mundo, fica a dúvida se é um castigo de Deus ou a consequência de um contato alienígena. 

O lançamento deste longa foi esperado pelo cinéfilos com ansiedade após o sucesso de “O Sexto Sentido” e “Corpo Fechado”, obras que transformaram o diretor e roteirista M. Night Shyamalan em um dos grandes nomes do cinema na época. 

O filme não é ruim, mas ficou abaixo do esperado. A mistura de religião com ficção científica era uma premissa sensacional, assim como o clima assustador criado pelo diretor em meio a plantação ao redor da fazenda. 

A escolha de explorar o terror psicológico por grande parte do filme também é um acerto, porém isso perde fôlego até chegar ao final que deixa a desejar. 

Mel Gibson dá conta do recado como o pai frustrado e como sempre Joaquin Phoenix se destaca no papel do atormentado irmão. 

O resultado fica um pouco acima da média, porém poderia ser melhor.

4 comentários:

Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu amigo palmeirense. Sou Vasco mas tenho uma admiração pelo Palmeiras. Meu segundo time.

Hugo disse...

Luiz - Legal, pena que estamos numa época em que tudo parou.

Abraço

Leo Rib disse...

A tentativa do diretor de mostrar o monstro só o mínimo possível e sem detalhes talvez tenha sido exatamente pra fortalecer esse clima de terror psicológico, né?

Hugo disse...

Leo - Concordo em parte, porque tb é uma forma de esconder o baixo orçamento. A narrativa é bastante irregular tb. A premissa indicava um filme melhor.

Abraço