sábado, 6 de junho de 2020

O Preço da Verdade

O Preço da Verdade (Dark Waters, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Todd Haynes
Elenco – Mark Ruffalo, Anne Hathaway, Tim Robbins, Bill Pullman, Bill Camp, Victor Garber, Mare Winningham,William Jackson Harper.

Em 1998, o advogado Rob Bilott (Mark Ruffalo) é procurado pelo fazendeiro Wilbur Tennant (Bill Camp) que acusa a empresa química Du Pont de ter envenenado suas terras com lixo tóxico. A fazenda fica na pequena Parkesburg em West Virginia, cidade natal de Rob e onde ainda vive sua avó. 

Após ver a situação do local e a quantidade de vacas que morreram doentes, Rob utiliza seus contatos na grande empresa de advocacia a qual é sócio para entender o que ocorreu. Aos poucos ele percebe que um enorme crime ambiental foi cometido. 

Baseado em uma história real que ainda gera consequências, este longa segue o estilo de obras como “Erin Brockovich” em que uma denúncia cai nas mãos de alguém que fica obcecado em buscar justiça. 

O roteiro não apresenta surpresas, por sinal ele é até bastante burocrático e previsível. A grande força do filme é a própria história de abuso e irresponsabilidade cometidos pelas corporação. 

A curiosidade é a presença de Mark Ruffalo, que trabalhou em outro filme em que a empresa Du Pont é citada. Na realidade é um longa sobre a vida maluca de um dos herdeiros da empresa, o falecido John Du Pont, que foi detalhada no superior “Foxcatcher”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Foxcatcher, assisti e é terrível.
Não sabia que era baseado em história real.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É uma história maluca.

Bjs