quinta-feira, 11 de junho de 2020

Minority Report: A Nova Lei

Minority Report: A Nova Lei (Minority Report, EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton, Max Von Sydow, Steve Harris, Kathryn Morris, Neal McDonough, Patrick Kilpatrick, Tim Blake Nelson, Lois Smith, Klea Scott, Jessica Capshaw, Peter Stormare, Frank Grillo.

Em um futuro próximo, o crime foi extinto. Uma nova tecnologia detecta as pessoas que possuem “genes” que levariam a cometer algum crime. 

A situação ameaça sair do controle quando o chefe da divisão que investiga estes futuros crimes é apontado como um provável criminoso. Para provar sua inocência, John Anderton (Tom Cruise) precisará enfrentar o sistema que ele sempre apoiou e mostrar que a previsão está errada. 

Baseado em um conto de Philip K Dick, autor das obras que renderam “Blade Runner” e “O Vingador do Futuro”, este longa segue uma linha semelhante ao explorar um futuro onde a tecnologia é mais importante do que o indivíduo. 

A crítica a forma de como a tecnologia pode ser utilizada para oprimir esconde uma trama simples que foi já levada às telas muitas vezes sobre um acusado de forma injusta tentando provar sua inocência. 

O filme ganha muitos pontos pelas ótimas sequências de ação com efeitos especiais de primeira, além do visual caprichado, marca registrada de Steven Spielberg.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu amo esse filme, vivo revendo. e acho atualíssimo! querer controlar o incontrolável. achar que conseguimos adivinhar os passos seguintes das pessoas. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - O desejo de controlar as pessoas é algo terrível. Não pode existir preço para a liberdade individual.

Bjs