quinta-feira, 4 de junho de 2020

303

303 (303, Alemanha, 2018) – Nota 8
Direção – Hans Weingartner
Elenco – Mala Emde, Anton Spieker.

Berlin, Alemanha. Jule (Mala Emde) é uma estudante de biologia que acabou de repetir em uma disciplina. Jan (Anton Spieker) é um aluno de ciências sociais que perdeu uma bolsa de estudos por não fazer política em um trabalho universitário. 

O destino faz com que os dois cruzem seus caminhos em um posto de gasolina durante o início das férias de verão. Jule que está dirigindo um velho trailer (modelo 303 do título) a caminho de Portugal para encontrar o namorado, aceita da carona para Jan, que por seu lado segue para Bilbao na Espanha com o objetivo de conhecer seu pai biológico. É o início de uma viagem que mudará a vida dos dois. 

Existem alguns filmes que fazem bem para a alma e o coração. É o caso de“303”, um road movie inspirado na trilogia de Richard Linklater que começou com “Antes do Amanhecer” em 1995. O filme de Hans Weingartner segue o mesmo estilo, porém alongando a relação dos jovens durante uma viagem que atravessa Alemanha, Bélgica, França. Espanha e Portugal. 

A dupla principal conversa sobre temas diversos como capitalismo e comunismo, problemas familiares, amorosos, sexo, frustrações, além de aproveitar para visitar locais belos e simples, com grande destaque para a fotografia. 

A qualidade dos diálogos se casa perfeitamente com as atuações espontâneas de Mala Emde e Anton Spieker. São quase duas horas e meia que passam rapidamente. 

Vale a sessão para quem gosta de obras realistas sobre a expectativa dos jovens em relação a vida.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Filme muito maravilhoso, adorei o desenvolvimento, romance mais perto da realidade, e os diálogos são um primor, assim como as paisagens, ótimo road movie.

Hugo disse...

Marília - O filme é uma agradável surpresa.

Abraço